a a a
>> voltar
 
 

PROJETO LÁ E CÁ’ INCENTIVA INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE CIDADES HOMÔNIMAS DO BRASIL E DE PORTUGAL

PROJETO LÁ E CÁ’ INCENTIVA INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE CIDADES HOMÔNIMAS DO BRASIL E DE PORTUGAL

Em Portugal, o PROJETO LÁ E CÁ tem lançamento no estande da Câmara Brasileira do Livro, na Feira do Livro de Lisboa;

Site do projeto já está no ar: www.2u-u.com/la-e-ca



O PROJETO LÁ E CÁ é uma proposta de incentivo à cooperação cultural e educativa entre países de língua portuguesa e tem o objetivo de promover o intercâmbio e criar diálogos culturais entre as principais cidades homônimas existentes no Brasil e em Portugal – ao todo são 88. O projeto está em sua primeira etapa, com a realização de uma ampla pesquisa em Portugal para levantamento de informações e mapeamento de oportunidades de sinergia e cooperação entre os dois países. Em Portugal, o PROJETO LÁ E CÁ tem lançamento no estande da Câmara Brasileira do Livro, na Feira do Livro de Lisboa.



O jornalista e escritor José Santos, idealizador do LÁ E CÁ está em Portugal para cumprir uma jornada pelas cidades de Belmonte, Braga, Faro, Lisboa, Miranda do Douro, Óbidos, Porto, Sagres. Ao longo desse percurso, Santos onde produzirá fotos, vídeos, entrevistas e relatos de viagem, que serão postados no site do Projeto . O ambiente do site é interativo. Nele, o internauta encontrará fóruns, chats, enquetes e poderá postar seus comentários. Há, ainda, um dicionário luso-brasileiro, de autoria coletiva, que posteriormente será adicionado à Wikipédia. A partir de maio, acontece a primeira ação on-line, unindo cidades: um chat entre alunos de uma escola de Lisboa e outra de São Paulo.



O Projeto Lá e Cá já conta com muitos apoiadores dos dois lados do oceano: do lado de lá, estão o Governo de Portugal, através da Embaixada de Portugal no Brasil, o Instituto Camões e o Museu da Pessoa de Portugal. Do lado de cá, o Museu da Pessoa do Brasil, o Instituto Mauricio de Sousa, a Litera – Construindo Diálogos, a CS3 Comunicação e o Tuiuiu, empresa que desenvolve ambientes colaborativos.



“Eu tive há mais de 10 anos e nunca desisti dela. No inicio era um projeto de documentários em vídeo, em parceria com a produtora Versão Portuguesa e com o Museu da Pessoa do Brasil. Agora, o projeto é multimídia e a idéia é que seja apoiado por um coletivo on-line de estudantes e profissionais de Relações Internacionais de diversas universidades brasileiras”, afirma José Santos.



O material colhido por Santos em suas viagens será posteriormente transformado na Coleção Lá e Cá, composta por três livros para o público infantil e juvenil. Os temas e os personagens dos livros serão baseados em depoimentos selecionados pelo autor, com especial atenção para as crianças. Esses depoimentos serão contextualizados com um pouco da história de cada lugar, mapas de localização e informações sobre sua gente, cultura, gastronomia – até seus clubes de futebol.



EQUIPE

Projeto Gráfico: Eloar Guazzelli Filho

Webdesign: Rodrigo Silveira

Direção de Arte: Rodrigo Linck

Redação e Edição: Antonio Uemir

Interatividade: Osvaldo Alvarenga, Iêda Alcântara e Roberto Martinelli

Estagiários de Relações Internacionais: Tomas Rosenfeld e Beatriz Souza

Assessoria de Imprensa: Maria Luiza Paiva

Planejamento: Nilson Hashizumi e Renato Raposo



Sobre o autor José Santos



José Santos escreveu seu primeiro poema em 1975 e, desde então, não parou mais. Em 1976, fundou, com um grupo de jovens poetas de Juiz de Fora, o Varal de Poesia, movimento de guerrilha literária, que divulgava poesias penduradas num varal itinerante, que circulava pelos bairros da cidade.



A literatura infantil, todavia, só entraria em sua vida alguns anos mais tarde. Em suas palavras “o aprendizado de como era escrever para crianças só surgiu de verdade quando nasceram meus meninos. Foi quando a poesia para crianças começou a jorrar.” O ABC quer brincar com você, o primeiro livro dos seus nove livros infantis, foi publicado em 2005.



Para manter contato com os seus leitores, realiza as Oficinas da Rima, oficinas de literatura para crianças. Participa, ainda, do conselho editorial do site de literatura infantil Cronopinhos e coordena o projeto Memórias da Literatura Infanto-juvenil, que já registrou o depoimento de dezenas de autores, ilustradores e editores brasileiros.



Em 1991, participou da fundação do Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida, onde é diretor de projetos especiais.



José Santos nasceu em Santana do Deserto, Minas Gerais, filho de Dona Carminda e Seu Woodson Mattos. Atualmente, mora em São Paulo, onde nasceram seus filhos, Jonas e Miguel.



Idealizador do Lá e Cá, é neto e bisneto de portugueses.



LIVROS PUBLICADOS

Poesia

2004 | Poemas Esparadrápicos

Livro-brinquedo com uma coletânea de 14 poetas brasileiros

Edição especial para os Doutores da Alegria



2005 | O ABC quer brincar com você

Ilustrações de Alcy

Editora Lazuli/Companhia Editora Nacional

2005 | Estrelas do Céu e do Mar

Ilustrações de Mariangela Haddad

Editora Paulus. 2ª edição: 2007.

2006 | Amanhã é domingo, pede cachimbo – Coleção Fura-bolo

Antologia com a participação de Elias José, Tatiana Belinky e Celso Sisto

Editora Paulus/Fundação Cargill

2006 | O Casamento do Boitatá com a Mula-sem-Cabeça

Ilustrações de Marcos Garutti

Editora Lazuli/Companhia Editora Nacional

2007 | Rimas da Floresta

Iustrações de Laurabeatriz

Editora Peirópolis

2008 | A Casa do Franquis Tem

Co-autoria de Jonas Worcman de Matos e ilustrações de Jotah

Editora FTD

2008 | Volta ao Mundo em 80 Bichos

Ilustrações de Marcos Garutti

Editora Lazuli/Companhia Editora Nacional

Reconto

2009 | Crianças do Brasil (no prelo)

Ilustrações de Cláudio Martins

Editora Peirópolis



INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br

Lítera – Construindo Diálogos

Telefones: +55 (11) 3673 7270 / +55 (11) 9162 7707











Maria Luiza Paiva
(55 11) 3673 7270
www.litera.com.br
Rua Tanabi, 287 casa 2
Perdizes São Paulo - SP
05002-020




--------------------------------------------------------------------------------