a a a
>> voltar
 
 

O MODO DE FAZER TEATRO’ DE ANTUNES FILHO NO CPT – CENTRO DE PESQUISA TEATRAL DO SESC DE SÃO PAULO - É TEMA DE DUAS PUBLICAÇÕES DAS EDIÇÕES SESC SP

‘O MODO DE FAZER TEATRO’ DE ANTUNES FILHO NO CPT – CENTRO DE PESQUISA TEATRAL DO SESC DE SÃO PAULO - É TEMA DE DUAS PUBLICAÇÕES DAS EDIÇÕES SESC SP















As publicações “Prêt-à-Porter 1 2 3 4 5......” e “Círculo De Dramaturgia, v. 1” (Edições SESC SP), revelam e registram - por meio de vários olhares - a nova teatralidade proposta pelo diretor Antunes Filho - criador e coordenador geral do Centro de Pesquisa Teatral do SESC de São Paulo.



Os 10 anos do projeto Prêt-à-Porter um dos trabalhos mais relevantes do CTP - Centro de Pesquisa Teatral do SESC SP, coordenado e dirigido por Antunes Filho desde o seu início, em 1997, cuja trajetória definiu o CPT como uma referência central para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil e no Mundo – venceu, recentemente, o 21º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, na Categoria Especial. As Edições SESC SP - publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação e filosofia – já havia publicado o livro “Prêt-à-Porter 1 2 3 4 5...” , um registro dos cindo anos do processo de criação da série Prêt-à-Porter, que agora é reconhecido por um dos mais importantes prêmios da área.



Prêt-à-Porter é um processo criativo em que o ator figura como agente central desta experiência. “Com este livro, o Sesc de São Paulo espera compartilhar esse processo com uma comunidade de artistas e público ainda mais ampla. Oferecendo um documento para a história do teatro brasileiro e, sem dúvida, um estímulo para iniciativas semelhantes”, observa o diretor regional prof. Danilo Santos de Miranda.



O livro apresenta uma reflexão sobre o trabalho dos participantes Arieta Correa, Adriana Patias, Daniela Nefussi, Donizeti Mazonas, Emerson Danesi, Gabriela Flores, Juliana Galdino, Lianna Mateus, Luiz Päetow, Sabrina Greve, Silvia Lourenço e Susan Damasceno. Além da apresentação do diretor Antunes Filho, livro “Prêt-à-Porter 1 2 3 4 5...” conta com ensaios de Olgária Matos, Fernanda Pitta, Lucia Mindlin Loëb, Roberto Cirani, Roberto Wagner, Renato Janine Ribeiro, Vera Lucia Felicio, Marici Salomão e posfácio do organizador Ricardo Muniz Fernandes. A edição traz também ensaios fotográficos de Lenise Pinheiro, Denise Adams, Paquito, Luiz Päetow e Emídio Luisi.





“O ciclo Prêt-à-Porter tem sido, desde sua criação, uma oportunidade de operar com o teatro e sua construção de uma forma radicalmente nova. Não se trata tão-somente de um método ou de um processo de criação diferenciado, mas sim de uma verdadeira experiência simples e, também por isso, ousada. O processo se dá somente com os atores nele envolvidos, e diz respeito única e exclusivamente a eles. Sua idéia principal é criar um campo de ação onde o ator passe a ser um criador..... Prêt-à-Porter é a busca de um novo tipo de teatro, um teatro da sensibilidade, no qual não existem mais certezas, estereótipos e macetes, mas onde cada um dos seus criadores está ali com suas dúvidas, sua precariedade, com seus limites.”, destaca o diretor teatral Antunes Filho.



Fortalecendo a Dramaturgia Brasileira com o “ Círculo De Dramaturgia, v. 1.”



“Encontros semanais por meses e por anos. Custou, mas aí está a primeira mostra de dramaturgos do CPT/SESC. Era primordial que cada um fosse fiel, antes de tudo, a si mesmo. Torço para as pessoas gostarem” ANTUNES FILHO.



Com este comentário, Antunes Filho abre o livro “Círculo de Dramaturgia Volume I”, das Edições SESC SP, criado em 1999 pelo diretor teatral e que consiste na análise e na discussão dos textos escritos por seus participantes. Envolve ainda o estudo de obras da dramaturgia clássica e contemporânea, do cinema, bem como o de questões estéticas e culturais. A condução do processo de criação valoriza a autonomia de cada autor, sem que se determine uma orientação estética ou formal. Primeira publicação do Círculo, este livro reúne as peças Entre dois pregadores, de Paulo Barroso, Banhistas, de Rafael Vogt Maia Rosa, O céu cinco minutos antes da tempestade, de Silvia Gomez, O canto de Gregório e O fim de todos os milagres, de Paulo Santoro.



Desde 1982, o SESC São PAULO mantém sob a direção de Antunes Filho, o CPT. Investigação técnica, rigor estético, ampliação e aprofundamento cultural como instrumento indispensável ao trabalho estão entre os princípios deste que é um dos mais importantes núcleos de estudos da América Latina. “O Cìrculo de Dramaturgia é mais um elemento a consolidar este núcle. Com integrantes selecionados a partir de processos abertos ao público, a proposta prima pela análise concentrada da produção dos próprios participantes, bem como da dramaturgia clássica e contemporânea”, sinaliza o diretor regional do SESC São Paulo, prof. Danilo Santos de Miranda.



FICHA TÉCNICA



Prêt-à-porter 1, 2, 3, 4, 5...

Ricardo Muniz Fernandes (org.)

SESC SP

2004, 215 p.

Português / Inglês

29x29x1,5 cm

ISBN 85-98112-04-6

Preço de venda: R$ 80,00

Distribuição: em todas as unidades SESC SP (capital e interior)

Vendas também pelo portal www.sescsp.org.br/loja



Círculo de dramaturgia, v.1

Antunes Filho (coord.), Paulo Barroso, Paulo Santoro, Rafael Vogt Maia rosa e Silvia Gomez

SESC SP

2005, 205 p.

17x24x1,8 cm

ISBN 85-98112-14-3

Preço de venda: R$ 40,00

Distribuição: em todas as unidades SESC SP (capital e interior)

Vendas também pelo portal www.sescsp.org.br/loja

Sobre Edições SESC SP


As publicações das Edições SESC SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. Destacam-se aí as parcerias com outras instituições, tais como o governo, editoras e ONGs, ampliando os laços entre suas ações e a comunidade. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o SESC SP programou o lançamento de cerca de 30 novos títulos para o ano de 2009, complementando o catálogo construído nos últimos anos e firmando-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país. www.sescsp.org.br/loja

Informações para imprensa: Edições SESC SP



Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br

Unidade Relacionamento com Imprensa

Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br

Telefone: 55 11 3673 7270

abril2009













Maria Luiza Paiva
(55 11) 3673 7270
www.litera.com.br
Rua Tanabi, 287 casa 2
Perdizes São Paulo - SP
05002-020