a a a
>> voltar
 
 

NOVO HERÓI BRASILEIRO DOS QUADRINHOS - AÚ, O CAPOEIRISTA – TEM LANÇAMENTO EM SÃO PAULO, NA HQMIX LIVRARIA

Flávio Luiz, premiado cartunista, criador do primeiro personagem capoeirista dos quadrinhos, lança na sexta feira, 24 de outubro, o livro Aú, o capoeirista com histórias ambientadas na capital baiana. O evento acontece a partir das 19h30, na HQMix Livraria, em São Paulo. A edição, que tem capa dura e foi viabilizada com recursos da Lei Rouanet de incentivo à cultura, teve lançamento em Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.



A história é repleta de aventura, humor e consciência ecológica mostrando o cotidiano do capoeirista mirim Aú e seu inseparável amigo, o macaquinho Licurí. Por meio do site www.auocapoeirista.com.br o leitor saberá como adquirir a publicação e mais informações sobre os personagens e a história da capoeira no País.



Nascido em 1992, dos traços do premiado cartunista Flávio Luiz, Aú – cujo nome significa um conhecido movimento da capoeira -, começou com o esboço de um típico capoeirista baiano recepcionando uma francesa nas ruas do pelourinho e foi criado por ocasião da exposição Bandes Dessinée – quadrinhos franco-belgas, em parceria com a Aliança Francesa, em Salvador.



Nascia assim a idéia de criar um personagem com características do povo brasileiro. Anos mais tarde, Flávio Luiz desenhou um capoeirista mirim, na época com oito anos. Por meio de sucessivos estudos, esboços e aperfeiçoamento no traço, o personagem se consolidou, ganhou vida e atualmente tem 16 anos.



Segundo Flávio Luiz, o objetivo da publicação de Aú, o capoeirista, é conquistar um público leitor de histórias em quadrinhos carente de personagens tipicamente brasileiros, no cenário das HQ nacionais. “A hospitalidade, a alegria, a criatividade do povo baiano retratada nos personagens servirá para divulgar ainda mais os lugares, ritmos e as diferenças da nossa cultura, principalmente a cultura negra e seu sincretismo”, declara Flávio.



Flávio Luiz tem seus trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior (I Festival Internacional de Cartoon da Suécia, em Malmo com o tema ecologia). Foi ganhador de prêmios em vários salões de HQ, entre eles o importante Salão de Piracicaba (1994 e 2000). Em 2000 recebeu o Troféu HQMix – considerado o Oscar dos quadrinhos no País – com a revista independente Jayne Mastodonte Adventures #1.



A publicação de Aú, o capoeirista é fruto da árdua caminhada do desenhista que acreditou na construção de um personagem “heróico” representando a essência do povo brasileiro. “Aú é jovem, forte, educado, hospitaleiro e corajoso. Ele chegou para enfrentar o que for”, afirma, orgulhosamente, Flávio Luiz.





Serviço:

Título: Aú, o capoeirista.

Álbum em edição de luxo, capa dura.

Formato: 21,5 cm x 29 cm, em papel couché.

Preço de capa: R$ 48,00



São Paulo – data: 24 de outubro, às 19h30.

Local: HQMix Livraria

Praça Franklin Roosevelt, 142 – Centro.

São Paulo - SP

Tel.: (11) 3259 1528 / 3258 7740







Sobre Flavio Luiz:



Flávio Luiz Rodrigues Nogueira, 43, é cartunista e trabalha também como ilustrador publicitário. De 1993 a 1995 foi chargista e ilustrador do jornal Bahia Hoje. Desde então tem participado de diversos Salões de Humor Nacionais e Internacionais, recebendo vários prêmios. É também ilustrador do Correio da Bahia desde 2000, chargista da revista Metrópole e do site www.oaranha.com.br. desde 2007. Seus trabalhos fazem parte dos acervos do Museu of Cartoon Art - Boca Raton - Flórida, Gibiteca do Henfil - SP, Word & Pictures Museum – Massachussets, e do livro, “Uma Historia do Brasil através da Caricatura” entre outros.

www.flavioluizcartum.fotoblog.uol.com.br



Informações para imprensa:



Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br

Unidade Relacionamento com Imprensa

Maria Luiza Paiva / luiza@litera.com.br

José Alberto Lovetro (JAL) / jal@litera.com.br

Telefone: 55 11 3673 7270

Outubro/2008