a a a
>> voltar
 
 

CULTURA NA ALIMENTAÇÃO É PRATO CHEIO PARA BOA DIGESTÃO

A alimentação, muito mais que um simples ato de sobrevivência, adquire na espécie humana uma série de simbolismos exteriores à nutrição do corpo e assume múltiplas relações em seu contorno cultural. O livro Cultura e alimentação: Saberes alimentares e sabores culturais, das Edições SESC SP - publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação e filosofia -, enfoca a alimentação como espaço de definição de identidades e demonstra como a escolha do cardápio está associada a fatores mais complexos do que as necessidades e costumes nutricionais. A obra é resultado do seminário - de mesmo nome que o livro - realizado pelo SESC Vila Mariana, em 2006, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, data celebrada em 16 de outubro. Uma contribuição do SESC SP para a difusão do seu Programa de Encontros Temáticos, que propõe a reflexão social acerca de temas pertinentes à realidade social.



A publicação traz textos de historiadores, teólogos, filósofos, antropólogos, cozinheiros, economistas e gastrônomos que expõem suas percepções dos saberes alimentares e culturais. O livro faz analogia do alimento ao sentido ecológico, político e poético e expõe motivos religiosos e ideológicos à proibição do consumo de alguns alimentos. Um dos artigos, por exemplo, fala de movimentos no mundo inteiro ligados ao comércio équo e solidário, que se pautam de fornecer alimentos provindos de comunidades norteadas por justiça e solidariedade em sua produção.



Do ponto de vista político, o livro explica que o trabalho que produz alimento originado no campo, por relações de exploração, pode não criar de imediato nenhum problema sob a ótica nutricional, mas que a médio e longo prazo o alimento que estamos comendo nos faz mal socialmente e politicamente. Ao leitor, possibilita uma maior consciência dos hábitos e estratégias alimentares, indicando uma relação mais sadia com aquilo que comemos.



Em dedicação ao Dia Mundial da Alimentação, o livro é uma ótima pedida de leitura que agrega os saberes culturais e os saberes alimentares. Paralelamente, o SESC, este ano, promove em suas unidades algumas atividades em comemoração a data. Oficinas, palestras performances, bate-papos sobre a Segurança Alimentar, Utilização Integral dos alimentos, Uso Consciente dos Recursos Naturais, serão, entre outros, alguns dos temas da programação. São ações de intencionalidade que apresentam a cultura como meio de desenvolvimento humano e atuações de modo educativo na perspectiva da permanência, rumo à transformação.

Serviço


Livro: Cultura e alimentação: Saberes alimentares e sabores culturais
Danilo Santos de Miranda e Gabriele Cornelli (org.)
Edições SESCSP
2007, 176 p.
ISBN 9788598112411
Formato: 17 cm x 24 cm
Distribuição: À venda em todas as Unidades do SESC SP e pelo portal:

www.sescsp.org.br/loja


Programação Dia Mundial da Alimentação nas unidades do SESC

Dia Mundial da Alimentação
A Segurança Alimentar Mundial: os desafios das mudanças climáticas e da bioenergia.
Oficinas, palestras, performances e bate-papos em todas as Unidades do SESC. De 1 a 31 de outubro
Destaques:
> Utilização Integral dos alimentos - de 13 a 23 de outubro. SESC Consolação
> Uso Consciente dos Recursos Naturais - dia 14 de outubro. SESC Santo André
> Da casca ao miolo! - dias 14, 16 e 17 de outubro. SESC São Caetano
> Alimentos Brasileiros e Sustentabilidade - dia 16 de outubro. SESC Itaquera
> Consumo Consciente na Cozinha - dia 16 de outubro. SESC Ipiranga
> Mudança de Hábito - dia 23 de outubro. SESC Carmo



Sobre Edições SESC



As publicações das Edições SESC SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão com as ações do SESC São Paulo, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. Destacam-se aí as parcerias com outras instituições, tais como o governo, editoras e ONGs, ampliando os laços entre suas ações e a comunidade. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de atuação, atendendo a um público cada vez maior, o SESC SP programou o lançamento de cerca de 20 novos títulos para o ano de 2008, complementando o catálogo construído nos últimos anos e firmando-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país. Vendas também pelo portal www.sescsp.org.br/loja



Informações para imprensa: Edições SESC SP



Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br

Unidade Relacionamento com Imprensa

Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br

Atendimento: Malu Castelo Branco / malu@litera.com.br

Telefone: 55 11 3673 7270

Outubro de 2008