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10 DE OUTUBRO É DIA MUNDIAL DO OVO - DIA MUNDIAL DO OVO MARCA LANÇAMENTO OFICIAL DA “OVOS BRASIL” - ENTIDADE BRASILEIRA SEM FINS LUCRATIVOS QUE VAI PROMOVER O PRODUTO “OVO” COMO ALIMENTO SAUDÁVEL, DE ALTO VALOR NUTRITIVO E SEGURO PARA SER CONSUMIDO.

O ovo é conhecido como um alimento rico em proteínas e de baixo valor calórico. Por isso, deve fazer parte do cardápio das pessoas de todas as idades. Ele é considerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS – como um alimento de proteína padrão de consumo de fácil digestão. Além disso, é fonte de vitaminas do Complexo B, (a mais importante a B12) e possui vitaminas lipossolúveis e minerais que enriquecem qualquer tipo de refeição. A maior discussão em torno do ovo é se a quantidade de colesterol pode prejudicar a saúde. Porém, análises mostram que a quantidade ingerida com colesterol em nada interfere neste processo.

O Dia Mundial do Ovo - 10 de outubro em 2008 ou todas às segundas sextas-feiras de outubro a cada ano - será comemorado no Brasil com o lançamento oficial da OVOS BRASIL - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) – entidade sem fins lucrativos fundada em 2007 (Porto Alegre, RS) com a representação das principais regiões brasileiras produtoras de ovos. Criada com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde, a entidade terá como um dos principais objetivos promover o produto “ovo” como um alimento saudável, de alto valor nutritivo e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais.



O site da OVOS BRASIL também - veículo oficial da entidade – também entra no ar reunindo informações de qualidade e de credibilidade para o público e profissionais de diversas áreas www.ovosbrasil.com.br .



OVO É UMA ESCOLHA NUTRITIVA



O ovo é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. Quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo. Possui 13 vitaminas essenciais e minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, com apenas 70 calorias. O pacote de benefícios do ovo é extenso (ver tabelas abaixo). Ovo é uma escolha nutritiva



Um ovo grande contém:

• somente 70 calorias

• 6 gramas de proteína

• é uma fonte excelente de ácido fólico e vitamina B12

• contém somente 6 gramas de gorduras, a maior parte insaturada.

• não contém gorduras trans

• a gema é uma boa fonte de antioxidante luteina



Cinco razões a mais para comer ovos

Controle de peso: Proteínas de alta qualidade dos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada e para manter a energia do organismo IV.
Manutenção da força muscular e redução da perda de massa muscular: Pesquisas indicam que proteínas de alta qualidade produzem força muscular e ajudam a prevenir a perda de massa muscular em pessoas idosas. V
Gestação saudável: A gema do ovo é excelente fonte de colina, um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, importante para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos provêem cerca de 250 miligramas de colina, ou seja metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou amamentando.VI
Função cerebral: Colina também é muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente chave para a neuro-transmissão, que é responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos. VII
Saúde da visão: Luteina e Zeaxantina, dois anti-oxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira dos idosos. Apesar de possuir quantidade pequena dos dois nutrientes, pesquisas demonstram que a luteina dos ovos é mais biodisponível que a luteina de outros alimentos.VIII


ELIMINANDO MITOS SOBRE O COLESTEROL



Deve-se restringir ou não a quantidade de ovos que consumo?
Não, hoje não existe recomendação para limitar o consumo de ovos para pessoas saudáveis Algumas pessoas tem reservas por informações incompletas do passado em função do seu conteúdo de colesterol. Porém, hoje já é conhecido que o consumo de gorduras saturadas é pior para aumentar o colesterol sanguíneo que o colesterol da dieta. De acordo com especialistas, (fonte: Site aeb.org.br), o ovo contém quantidades muito baixas de gorduras saturadas (1,5g das 5,5g de gorduras insaturadas).

“Muitos brasileiros ainda estão confusos a respeito de que tipo de alimentação deve ser consumida e qual deve ser evitada. Muitos ainda evitam ovos, por medo do colesterol IX, apesar dos resultados dos últimos 30 anos de pesquisas, nunca terem comprovado a relação entre o consumo de ovo às doenças cardíacas1. O consumo de ovo diariamente não aumenta o risco de doenças do coração em pessoas saudáveis.



Como resultado deste mito, muitos brasileiros estão se privando dos benefícios proporcionados pelos nutrientes especiais do ovo. A Ciência estabelece resultados consistentes. Um estudo realizado em 2007 com 9.500 pessoas reportado no “Medical Science Monitor”, demonstrou que o consumo de um ou mais ovos por dia, não aumentou o risco de doenças do coração ou infarto entre adultos saudáveis, e que o consumo de ovos pode estar relacionado com a redução da pressão sangüínea II. Os pesquisadores concluíram que a recomendação genérica para limitar o consumo do ovo pode estar distorcida, particularmente quando as contribuições nutricionais do ovo são consideradas III.



Não somente décadas de pesquisa demonstraram, não haver associação do consumo do ovo com doenças cardíacas, mas ovos são excelente fonte de colina, importante para quebrar a homocysteina, um aminoácido do sangue associado com o aumento do risco de doenças do coração.



ENTENDENDO O COLESTEROL



Níveis saudáveis de colesterol reduzem o risco de doenças do coração. O colesterol é produzido naturalmente por todos os animais e humanos. O nosso corpo necessita do colesterol para sintetizar os hormônios, vitamina D e para manter as células saudáveis. O fígado produz a maior parte do nosso colesterol. O colesterol da dieta, encontrado nos alimentos como carne vermelha , frango, frutos do mar, ovos e derivados do leite tem pouca interferência no colesterol sanguíneo para a maioria das pessoas.



Um adulto normal pode comer um ovo por dia aumentar o risco de doenças do coração? Pesquisas demonstraram que não existe correlação entre a dieta com ovos e o desenvolvimento de doenças coronarianas em indivíduos normais. O colesterol que ingerimos em nossa dieta tem bem menos impacto no nível de colesterol do sangue que a gordura saturada que consumimos, (fonte: Hu et al. Journal of the American Medical Association 1999; 281:1387-94)



Se há uma preocupação com os níveis sanguíneos de colesterol, os passos mais importantes são:

1- Procure manter um peso saudável

2- Mantenha atividade física freqüente

3- Siga o padrão de alimentação reduzindo as gorduras saturadas e gorduras trans

.

Se há uma ingestão de uma dieta balanceada, não precisa cortar o consumo de ovos ou camarões, a menos que seu médico ou nutricionista faça esta recomendação. Se for aconselhado que mude sua dieta para reduzir o colesterol sanguíneo, o mais importante a fazer é cortar as gorduras saturadas (queijos, manteiga, gordura das carnes, embutidos, cremes de leite etc). É também uma boa idéia aumentar a quantidade de frutas, verduras e fibras na dieta.



Gorduras insaturadas, na verdade, podem reduzir o colesterol sanguíneo. Tente substituir alimentos que contém gorduras saturadas por alimentos que possuem gorduras insaturadas (azeite de oliva, abacate, nozes e sementes, óleos vegetais). As gorduras trans - encontradas em recheio de biscoitos, bolos, massas, algumas margarinas e alimentos que tem gorduras hidrogenadas) – aliadas às gorduras saturadas aumentam os níveis de colesterol sanguineo ruim (LDL).

Fonte:http://www.eatwell.gov.uk/healthissues/healthyheart/cholesterol/#elem234961





PARA CONSUMIR OVOS COM SEGURANÇA



A “Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação” publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) presta esclarecimentos sobre os cuidados que devem ser tomados durante a manipulação de alimentos. O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir a saúde dos consumidores. A OVOS BRASIL, sempre apoiando essa iniciativa e reafirmando sua missão de expandir os conhecimentos sobre ovo sob vários aspectos - principalmente aqueles ligados à segurança alimentar - destaca as seguintes recomendações:

Como armazenar e manipular ovos?

Compre sempre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais;
Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeira após comprá-los;
Ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada;
Lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto cru;
Lave os ovos somente antes de utilizá-los;
Coma ovos e os alimentos feitos dele bem fritos e cozidos.
Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para sua melhor conservação.
Segurança biológica do OVO

O risco de um ovo ser contaminado por Salmonella é muito baixo, cerca de 1 em cada 20.000 ovos. Mas não existe razão para se correr o risco de contrair infecções alimentares. O manuseio apropriado ec higiênico do ovo pode reduzir ou até eliminar esse risco.

Os ovos não são a única fonte de Salmonella. As Salmonellas podem ser encontradas na natureza e são facilmente disseminadas. Existem mais de 2.500 tipos de Salmonelas. A bactéria pode ser encontrada no trato intestinal de todos os animais, aves, répteis, insetos, humanos e vegetais.

O ovo propriamente dito pode não estar contaminado quando o compramos, mas pode se contaminar quando manuseado e ou armazenado indevidamente. Manusear os ovos com as mãos sujas, o contato dos ovos com os animais de estimação e com outros alimentos contaminados, armazenados em locais não limpos e com presença de insetos e também em ambiente e equipamentos de cozinha não higienizados, podem contaminar os ovos por Salmonelas ou mesmo outras bactérias prejudiciais a saúde humana.

Mas a casca do ovo não o protege das bactérias?

Sim e Não. O ovo tem várias barreiras de proteção natural para prevenir a entrada e crescimento de bactérias em seu interior. Estas barreiras protegem o ovo em seu caminho da galinha até a sua casa. Apesar de proteger, a casca do ovo, tem poros e não é totalmente a prova de bactérias. Para uma segurança adicional, a Legislação Sanitária do Brasil exige que os ovos devam ser higienizados com substância anti-séptica antes da comercialização pelo produtor.

Existem ainda, as barreiras internas do ovo: As membranas, interna da casca e da gema que possuem substâncias que impedem a infecção bacteriana. A clara possui camada com pH alcalino, que impede o crescimento bacteriano e uma camada densa, que inibe a movimentação da bactéria. Portanto existem várias camadas de proteção para que as bactérias não atinjam a gema facilmente e é onde estão os nutrientes necessários para a sua multiplicação.



Sobre o Dia Mundial do Ovo

A idéia de criar o Dia Mundial do Ovo partiu da International Egg Commission, que o considera um ingrediente perfeito para qualquer refeição. Cozido, escalfado, frito ou mexido; ao pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar, são apenas algumas maneiras de ingeri-lo. A verdade é que o ovo é um dos produtos alimentares mais versáteis existentes no mercado e que tem muito para oferecer.

A American Council of Science and Health anunciou que não comer ovos não é uma atitude prudente, uma vez que o organismo perde todos os aspectos positivos do produto: não é menos nutritivo do que a carne ou o peixe, é rico em proteínas que são essenciais para a construção e reparação dos tecidos. Uma opinião também partilhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera o ovo um produto excelente, tendo em conta a sua composição: é rico em vitaminas do grupo B, em sais minerais e apresenta apenas cerca de 11% de gordura, concentrada apenas na gema.

Por todos estes motivos surgiu o Dia Mundial do Ovo, cujo objetivo é desmistificar que o consumo de ovos faz mal à saúde, nomeadamente aos níveis de colesterol. Estudos científicos têm vindo a demonstrar que numa pessoa saudável, cerca de 4 a 5 ovos por semana, não provocam qualquer aumento dos níveis de colesterol; no entanto, pessoas que já tenham o colesterol sanguíneo muito elevado não devem abusar deste alimento, ressalva a citada comissão International Egg Comission.



Sobre a OVOS BRASIL



A OVOS BRASIL - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) - entidade sem fins lucrativos - foi criada com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutritivo e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundada em setembro de 2007, em Assembléia Geral realizada nacidade de Porto Alegre - RS, a OVOS BRASIL conta com a representação das principais regiões brasileiras produtoras de ovos". A entidade é composta por pessoas físicas e jurídicas, ligadas direta ou indiretamente às atividades do sistema agroindustrial do ovo – www.ovosbrasil.com.br





Informações para imprensa

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br

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Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br

Telefone: 55 11 3673 7270

Outubro/2008