a a a
>> voltar
 
 

INSTALAÇÃO COLETIVA “TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA”, DO ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO DUDA PENTEADO, SERÁ INAUGURADA EM AGOSTO, EM VINHEDO, SP


AVISO DE PAUTA: ARTE PÚBLICA

INSTALAÇÃO COLETIVA “TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA”, DO ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO DUDA PENTEADO, SERÁ INAUGURADA EM AGOSTO, EM VINHEDO, SP


OBRA: TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA

Com direcionamento do artista plástico Duda Penteado - um dos principais expoentes do chamado muralismo contemporâneo - que utilizou seu método “Sinfonias Plásticas” para realização da obra coletiva TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA - a ser inaugurada no próximo dia 19 de agosto, quarta-feira, às 19 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, da Prefeitura de Vinhedo, SP -, o projeto configura-se como um novo modelo de arte social que coloca a comunidade como protagonista na criação desta arte

O artista plástico Duda Penteado, radicado no EUA, inaugura no próximo dia 19 de agosto, em Vinhedo, SP, o mural TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, no centro da cidade. O painel artístico, que faz parte do acervo permanente da Prefeitura de Vinhedo, foi produzido coletivamente sob a batuta de Penteado com a população local, incluindo estudantes de escolas públicas e privadas e funcionários da empresa de embalagem Globalpack, patrocinadora do projeto.

A inauguração da obra TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA é resultado do trabalho do projeto A Arte de Reciclar – uma série de workshops conduzidos por Penteado no ano passado que envolveu a população em geral na criação e confecção da obra pública utilizando resíduos de plástico que seriam descartados para a criação de objetos de arte. Ao final de tudo, foi produzido o mural transformado em um grande painel artístico que agora será inaugurado oficialmente na cidade de Vinhedo.


Legenda: detalhes da obra TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA
A Arte de Reciclar é um projeto que reúne arte e conceitos de sustentabilidade para transformar em ‘artistas’ a comunidade de Vinhedo e região. Enquanto os participantes trabalham com plásticos criando novos objetos de arte, eles são instigadas a pensar sobre as ações do ser humano que impactam na conservação do planeta e na qualidade de vida de todos nós., afirma o artista plástico que é brasileiro radicado nos Estados Unidos.
A iniciativa é desenvolvida no âmbito da parceria da Globalpack e Prefeitura de Vinhedo, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Urbanismo; Duda Penteado foi o artista convidado para executar o projeto. A patrocinadora é a empresa de embalagens Globalpack, localizada no município, que atua no segmento da indústria plástica com processamento de mais de 2,5 mil toneladas/mês de matéria-prima. A Globalpack é uma empresa com destaque no mercado latino-americano de embalagens plásticas sopradas, injetadas, bisnagas e esferas. É uma empresa feita de pessoas que buscam fabricar um mundo melhor. Colaboradores, funcionários, seus familiares e comunidade local também participaram do projeto - o que resultou em uma obra instalada na sede da empresa, também em Vinhedo. A gestora do projeto é a empresa XYZA - Comunicação e Pesquisa.

Serviço
Inauguração : TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA, do artista plástico Duda Penteado.
Quando: dia 19 de agosto, ás 19 horas
Onde: Jardim interno do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus – Rua Monteiro de Barros, 101 – Centro – Vinhedo, SP
Sobre DUDA PENTEADO
dudapenteado.com

O premiado artista Duda Penteado é um dos principais expoentes do chamado muralismo contemporâneo. Seus trabalhos anteriores, nesta linha, realizados em Nova York e Brasil, podem ser conferidos em livro recém-lançado no país Artistic Revolution, Arte & Transformação, uma retrospectiva dos últimos 10 anos de sua trajetória como artista plástico e de multimídia.
Ele utiliza seu método “Sinfonias Plásticas” para realização de uma obra coletiva, composta através das obras criadas pela população, baseado na filosofia do pensador e educador Paulo Freire – cuja concepção de educação está baseada na transformação da realidade como exercício da liberdade.
Para o artista, o processo criativo individual realizado a partir de resíduos de embalagens e a posterior montagem da obra destacam o significado do trabalho coletivo e sustentam a importância do trabalho em equipe, respeito, da ética e cidadania. “Com essa arte e pequenas ações no dia a dia é possível reciclar as próprias ideias e conceitos. Para nós, este é o verdadeiro significado do tema sustentabilidade”, comenta.
Sinfonias Plásticas,
um método de trabalho

Para que tudo isso aconteça, Duda Penteado utiliza seu método de trabalho denominado Sinfonia Plástica: o artista plástico torna-se o ‘maestro’ de todo o processo de criação e execução de uma obra orgânica com a participação de todos os envolvidos no projeto. Assim, Penteado reafirma sua técnica Sinfonia Plástica baseada na filosofia do pensador e educador Paulo Freire – cuja concepção de educação está baseada na transformação da realidade como exercício da liberdade. Com as Sinfonias Plásticas, o artista se perpetua nesta técnica em projetos recentes, como o painel realizado para a empresa de marketing Atento e o Mural & Transformação, feito para a transportadora Sigla.

IMPRENSA

TV GAZETA - PROGRAMA TODO SEU / RONNIE VON
http://todoseu.tvgazeta.com.br/pt/videos?task=play&id=3417&sl=latest&layout=listview

TV CULTURA – METRÓPOLIS - 09/07/2014
http://mais.uol.com.br/view/xiddtuwnvlqs/duda-penteado-faz-retrospectiva-da-sua-carreira-em-artistic-revolution-04020D183260C4895326?types=A&

REVISTA LIVRARIA CULTURA - 09/07/2014
http://www.revistadacultura.com.br/entrevistas/conversa/14-07-08/Sinfonia_pl%C3%A1stica_da_humanidade.aspx

CULTURA FM SÃO PAULO – PROGRAMA ‘DE VOLTA PRA CASA” – ALEXANDRE MACHADO - 06/07/2014
http://culturafm.cmais.com.br/de-volta-pra-casa/duda-penteado-espalha-a-arte-social-com-o-muralismo-contemporaneo

RÁDIO UNESP [Programa Perfil] Duda Penteado, o Artista plástico conta detalhes sobre a sua trajetória profissional e trabalhos recentes. https://www.facebook.com/podcastunesp

OUTROS LINKS

PROJETO - A ARTE DE RECICLAR

hotsite http://www.xyza.com.br/reciclecomaglobal
Face: https://www.facebook.com/reciclecomaglobal
Video aula: http://www.xyza.com.br/reciclecomaglobal#videos


NY Art Magazine - http://ragazine.cc/2013/11/brazil-transformation/
FACEBOOK LINK - https://www.facebook.com/VamoscolorirGruposigla?hc_location=timeline
VIDEO LINK https://www.facebook.com/photo.php?v=444686779000485&set=vb.310526632416501&type=2&theater

https://www.youtube.com/watch?v=fR6-J_2fspo

Informações à Imprensa

Maria Luiza Paiva
luiza@litera.com.br
+55 (11) 3673-7270 / +55 (11) 99162-7707
Rua Caiubi, 137 - Perdizes
São Paulo - SP CEP 05010-000
www.litera.com.br