a a a
>> voltar
 
 

AVISO DE PAUTA: PROJETO INTERNACIONAL DE INTERCÂMBIO DE REGÊNCIA ORQUESTRAL REÚNE JOVENS TALENTOS BRASILEIROS

AVISO DE PAUTA:
PROJETO INTERNACIONAL DE INTERCÂMBIO
DE REGÊNCIA ORQUESTRAL REÚNE JOVENS TALENTOS BRASILEIROS

MAESTRINA BRASILEIRA RADICADA NA ALEMANHA TRAZ AO BRASIL
‘II LABORATÓRIO INTERNACIONAL DE REGÊNCIA E ORQUESTRA’ PARA JOVENS TALENTOS,
COM MASTERCLASSES E TURNÊ GRATUITAS PARA O PÚBLICO
“É uma oportunidade rara no Brasil, em que alunos de regência podem experimentar técnicas avançadas de ensaio e de gestualidade”, afirma a maestrina Andrea Huguenin Botelho - idealizadora do “Laboratório Internacional de Regência e Prática Orquestral”, que está em sua segunda edição; após as masterclasses, os alunos farão em turnê pelo estado de São Paulo, em apresentações gratuitas
Em julho e agosto, estudantes brasileiros de música erudita poderão realizar um workshop de regência e prática orquestral liderado pela mestra teuto-brasileira Andrea Huguenin Botelho, radicada em Berlim, onde frequentemente se apresenta como maestrina convidada em concertos internacionais. O projeto “Laboratório Internacional de Regência e Prática Orquestral” , criado por Andrea, realiza-se pela segunda vez no Brasil e inclui, além das masterclasses, uma turnê com músicos internacionais e apresentações gratuitas em São Paulo e cidades do interior do estado. O repertório é composto deobras de compositores como Holst, Elgar, Bottesini e Ernst Mahle.
Além de trabalhar como maestra convidada em diversas orquestras na Europa, Andrea Botelho assina a direção artística de projetos representativos no cenário berlinense como o “Brasil Ensemble Berlin”, única formação mista na capital alemã a se dedicar exclusivamente à Música Brasileira. Também é a idealizadora e fundadora do primeiro coral infantil bilíngue português-alemão da Alemanha, o “Curumins in Berlin”, que atende a crianças nativas de oito países de línguas portuguesa e alemã.
Em relação ao Laboratório, Andrea afirma que o projeto tem amplo objetivo pedagógico e importância fundamental para a carreira de jovens brasileiros, pois une talentos e condições exemplares de aprendizagem. “Sem dúvida é uma oportunidade rara no Brasil, onde alunos de regência podem vivenciar um tempo expressivo no pódio e aprender técnicas avançadas de ensaio e gestualidade, diretamente com músicos de alto nível técnico e musical. Os futuros aspirantes a maestro buscam iniciativas voltadas exclusivamente ao aprendizado de regência e é isso que estamos trazendo a eles”- completa. De um ano para cá, ela e a produtora Cristina Corbi correram atrás de patrocinadores apaixonados por música clássica e conseguiram viabilizar o projeto, que já tem previsão de acontecer no próximo ano.
Os músicos participantes do Laboratório poderão reger uma orquestra formada por bolsistas selecionados para o projeto. Entre eles estão músicos brasileiros destacados por seu talento no Brasil e/ou no mundo. Dois deles estão radicados na Alemanha e dois nos EUA e virão especialmente para a ocasião.
APRESENTAÇÕES
A programação de concertos inclui obras do russo Alexander Skrjabin (1872/1915), do italiano Giovanni Bottesini (1821-1889), dos ingleses Gustav Holst (1874-1934) e de Edward Elgar (1857-1934), além do alemão radicado em Piracicaba Ernst Mahle. Os concertos acontecem no Teatro Municipal de Araraquara, no dia 01 de agosto; no Palácio da Cultura Umberto Magnani Neto, em Santa Cruz do Rio Pardo, no dia 2 de agosto; e na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Aclimação, em São Paulo, no dia 3 de agosto. Todos os concertos são abertos ao público, com entrada franca.
Serviço – O Workshop/Masterclasses
* De 25/07 a 31/07 no Instituto Fukuda (Rua Brás Cubas, 258, Liberdade, SP) – Tel. 11 50834913.
Os concertos/Turnê (entrada gratuita).
* 01/08, às 20h, no Teatro Municipal de Araraquara, à Av. Bento de Abreu , s/n., em Araraquara (SP).
* 02/08, às 19h, no Palácio da Cultura Umberto Magnani Neto, à Rua Conselheiro Antônio Prado, s/n, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
* 03/08, às 13h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Rua Braz Cubas, nº 163, Aclimação, São Paulo.
* O processo seletivo dos alunos interessados é feito pelo site http://andreabotelho.com/laboratorio2015/. Para este ano, as vagas já foram preenchidas. As vagas são limitadas (apenas sete para alunos de regência e 15 vagas para ouvintes). O curso tem ritmo intenso de trabalho e acontece de 25 a 31 de julho. A rotina de aulas é dividida em dois períodos: de manhã com a orquestra e, à tarde, com aulas individuais de aperfeiçoamento e técnicas avançadas de regência com Andrea. O tempo de aulas práticas com a orquestra é de 25 minutos diários, por aluno.
Site do Laboratório www.andreabotelho.com/laboratorio2015


INFORMAÇÕES À IMPRENSA E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Atendimento: Olivia Acerbi – olivia@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270




Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 2015.0.6081 / Banco de dados de vírus: 4392/10242 - Data de Lançamento: 07/16/15