a a a
>> voltar
 
 

FÓRUM “ARTE – AÇÃO TRANSCULTURAL II" ACONTECE NO MAC DE NITERÓI, DIA 12 DE NOVEMBRO, COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO ARTISTA PLÁSTICO DUDA PENTEADO

FÓRUM “ARTE – AÇÃO TRANSCULTURAL II" ACONTECE NO MAC DE NITERÓI, DIA 12 DE NOVEMBRO, COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO ARTISTA PLÁSTICO DUDA PENTEADO




No dia 12 de novembro, das 10h às 18h, acontece no Museu de Arte Contemporânea/MAC-Niterói, com entrada franca, o Fórum “ARTE - AÇÃO TRANSCULTURAL II”, que enfocará o trabalho e a obra do artista plástico brasileiro radicado nos EUA, Duda Penteado.

Na sua segunda edição, o evento trará reflexões sobre o livro Duda Penteado: Artistic Revolution, Arte & Transformação, que está sendo lançado simultaneamente no Brasil e Estados Unidos (Nova York). Estão programadas apresentações musicais, performances com participação de grupos indígenas e convidados especiais.

O Fórum “ARTE - AÇÃO TRANSCULTURAL II” prevê a promoção da educação, da inclusão social indígena e da matriz afro - brasileira. Partindo da concepção de antropologia transcultural da UNESCO, baseada na obra de Jacques Poulain, o projeto valoriza a raiz da cultura brasileira, com participação das culturas vivas indígenas em questão em instituições museológicas.

O Fórum, que inclui a palestra de Duda Penteado e de professores e autoridades convidadas (veja programação completa abaixo) no Auditório do MAC-Niterói, ao lado de um ritual indígena e de uma feira de artesanato/gastronomia indígena - , valoriza a comunicação transcultural, sob os aspectos antropológicos, arquitetônicos e territorial das diversas culturas brasileiras envolvidas.

O Fórum “ARTE - AÇÃO TRANSCULTURAL II” é uma continuidade dos esforços do bem sucedido Seminário Internacional que teve lugar, em maio de 2013, no MAC-Niterói “Museus e Transculturalidade: Novas Práticas Pós-Modernas” – no qual foi realizado o Painel Transcultural pintado por Duda Penteado, contando com a participação de indígenas da Aldeia Maracanã.

Segundo Duda Penteado, a cultura brasileira e miscigenada devido a influência recebida de vários povos, o que resultou na "diversidade brasileira " tão rica e original, percebidas em suas expressões, raízes e na sua alma artística.”Este Fórum propõe a divulgação e o acesso a cultura, possibilitando a reflexão sobre as novas transformações socioculturais, as manifestações sociais e suas novas redes de comunicação; e a necessidade de entender a identidade do povo brasileiro e sua transculturalidade no século XXI “, observa o artista plástico.

A produção deste evento integra o projeto de pesquisa CAPES-Cofecub n. 752/12 “A Estética Transcultural na Universidade Latino-Americana”, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense com a Université Paris 8-Saint-Denis e a Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO. É coordenado pela Prof- Doutora / Chefe do Departamento de Arquitetura - TAR / UFF Dinah Guimaraens. Este projeto também contribui para a implantação de um Museu Vivo Indígena no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ.

O Fórum “ARTE - AÇÃO TRANSCULTURAL II” contará com a participação do diretor do MAC-Niterói, Luiz Guilherme Vergara, do Secretario de Cultura de Niterói, Arthur Maia, do diretor Cultural - IAED & Museu XINGU, Heráclio Silva, da prof-doutora/chefe do Departamento de Arquitetura - TAR/UFF, Dinah Guimaraen e do Coral Guarani da Aldeia Araponga (Património/RJ).

PROGRAMAÇÃO

FÓRUM “ARTE - AÇÃO TRANSCULTURAL II”
MAC DE NITEROI – 2014

Data e horário: quarta - feira , 12 de novembro, 10h às 18h
Local : Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ
Contato: (21) 2620-2400 / www.macniteroi.com.br
ENTRADA FRANCA

ABERTURA
Luiz Guilherme Vergara, Diretor do MAC-Niterói
Arthur Maia, Secretário de Cultura de Niterói
14h às 15h: APRESENTAÇÃO MUSICAL
• Altay Veloso & Arthur Maia (repertório inspirado na musica de raiz - brasileira)


15h às 16h30: PALESTRA / ARTISTIC REVOLUTION: ARTE & TRANSFORMAÇÃO

• Duda Penteado, Artista Plástico - Multimídia
A obra “Artistic Revolution, Arte & Transformação” é mais do que uma retrospectiva dos últimos 20 anos de sua produção artística. Duda enfoca a sua mensagem no poder transformador da arte, e apresenta pela primeira vez ao público - entre outras manifestações artísticas - a sua técnica criativa chamada Sinfonia Plástica. Neste debate, os palestrantes conversarão sobre o papel da arte contemporânea e temas atuais que fazem parte de sua obra : paz, globalização, diáspora, dupla nacionalidade entre outros fenômenos geopolíticos e sociais do século XXI.
Logo após, haverá o lançamento e sessão de autógrafos do livro: Duda Penteado - Artistic Revolution, Arte & Transformação que documenta sua vasta obra e traz ensaios sobre o artista escritos por importantes professores, críticos, e curadores nacionais e internacionais.

Duda Penteado, Artista Plástico - Multimídia
Arthur Maia, Secretario de Cultura de Niterói
Luiz Guilherme Vergara, Diretor do MAC-Niterói
Heráclio Silva, Diretor Cultural - IAED & Museu XINGU
Dinah Guimaraens, Prof- Doutora / Chefe do Departamento de Arquitetura - TAR / UFF

16h40 às 18h (espaço externo/ Praça do MAC – Niterói): PERFORMANCE / ARTE ACÃO - TRANSCULTURAL & APRESENTAÇÃO / CORAL GUARANI DA ALDEIA ARAPONGA (PATRIMÓNIO/RJ)

• Duda Penteado, alunos da faculdade UFF, com participação de grupos indígenas e convidados especiais.

10h às 18h (espaço externo/ Praça do MAC – Niterói): AÇÕES SIMULTÂNEAS AO FÓRUM

• Ritual indígena, feira de artesanato, degustação de gastronomia típica.

Informações à Imprensa
Litera – Construíndo Diálogos
Maria Luiza Paiva
luiza@litera.com.br
+55 (11) 3673-7270 / +55 (11) 99162-770




Maria Luiza Paiva
Diretora
+55 (11) 3673-7270 / +55 (11) 99162-7707
Rua Caiubi, 137 - Perdizes
São Paulo - SP CEP 05010-000
www.litera.com.br