a a a
>> voltar
 
 

ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO RADICADO NOS EUA, DUDA PENTEADO, ‘ORQUESTRA’ PROJETO PIONEIRO DE ARTE PÚBLICA EM VINHEDO, SP, E COLOCA COMUNIDADE LOCAL COMO PROTAGONISTA DA CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÃO COLETIVA NA CIDADE PAULISTA

AVISO DE PAUTA: ARTE PÚBLICA


ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO RADICADO NOS EUA, DUDA PENTEADO, ‘ORQUESTRA’ PROJETO PIONEIRO DE ARTE PÚBLICA EM VINHEDO, SP, E COLOCA COMUNIDADE LOCAL COMO PROTAGONISTA DA CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÃO COLETIVA NA CIDADE PAULISTA


Artista Plástico Duda Penteado ‘orquestra’ oficina de arte com materiais plásticos recicláveis e coloca em prática seu processo de trabalho “Sinfonias Plásticas”







A arte feita a partir de resíduos de plástico que seriam inicialmente descartados e que propõe também uma “reciclagem de pensamento” e um novo modo de ver o mundo. Esses são os principais diferenciais do projeto “A Arte de Reciclar”, que acontecerá no município de Vinhedo, SP, em novembro e dezembro deste ano.

Com direcionamento do artista plástico Duda Penteado - que utilizará seu método “Sinfonias Plásticas” para realização de uma grande obra coletiva a ser instalada nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, da Prefeitura de Vinhedo -, o projeto configura-se como um novo modelo de arte social que coloca a comunidade como protagonista na criação desta arte

“A Arte de Reciclar” é um projeto que reúne arte e conceitos de sustentabilidade para transformar em ‘artistas’ a comunidade da região de Vinhedo, SP ou qualquer interessado em participar desta iniciativa inovadora que envolve o renomado artista plástico brasileiro radicado nos EUA, Duda Penteado, a Prefeitura de Vinhedo e a patrocinadora do projeto, a empresa de embalagens Globalpack. A conclusão do trabalho será a criação e confecção coletiva de uma instalação feita de embalagens plásticas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo, em dezembro deste ano.

O projeto vai treinar mão de obra voluntária por meio de workshops a serem realizados entre os dias 17 e 22 de novembro nas dependências do Teatro Municipal "Sykvia de Alencar Matheus”, localizado na Secretaria de Cultura e Turismo, centro da cidade de Vinhedo. Antes disso, no dia 15 de novembro, acontecerá o FÓRUM - "ARTISTIC REVOLUTION - ARTE & TRANSFORMAÇÃO, com Duda Penteado, Maria Ivone Degelo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SECTUR e Secretário de Cultura e Turismo Wagner Pavarini. Na mesma data, haverá o ENCONTRO COM PROFESSORES E ARTISTAS (orientação do projeto “A Arte de Reciclar”). A montagem da obra pública ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro.
O premiado artista Duda Penteado é um dos principais expoentes do chamado muralismo contemporâneo. Seus trabalhos anteriores, nesta linha, realizados em Nova York e Brasil, podem ser conferidos em livro recentemente lançado no País - Artistic Revolution, Arte & Transformação -, uma retrospectiva dos últimos dez anos de sua trajetória como artista plástico e de multimídia que vive entre Brasil e Estados Unidos há mais de 20 anos.

A iniciativa tem a realização das RING - Empreendimentos Culturais em parceria com a XYZA - Comunicação e Pesquisa. e o patrocínio da Globapack (Vinhedo, SP) – empresa de embalagem que atua no segmento da indústria plástica com processamento de mais de 2,5 mil toneladas/mês de matéria-prima. A Globalpack é uma empresa com destaque no mercado latino-americano de embalagens plásticas sopradas, injetadas, bisnagas e esferas. É uma empresa feita de pessoas que buscam fabricar um mundo melhor. Colaboradores, funcionários, seus familiares e comunidade local também participaram do projeto - o que resultou em uma obra instalada na sede da empresa, também em Vinhedo.


Sinfonias Plásticas,
um método de trabalho

Para que tudo isso aconteça, Duda Penteado utiliza seu método de trabalho denominado Sinfonia Plástica: o artista plástico torna-se o ‘maestro’ de todo o processo de criação e execução de uma obra orgânica com a participação de todos os envolvidos no projeto. Assim, Penteado reafirma sua técnica Sinfonia Plástica baseada na filosofia do pensador e educador Paulo Freire – cuja concepção de educação está baseada na transformação da realidade como exercício da liberdade. Com as Sinfonias Plásticas, o artista se perpetua nesta técnica em projetos recentes, como o painel realizado para a empresa de marketing Atento e o Mural & Transformação, feito para a transportadora Sigla.


Sustentabilidade traduzida em arte

Um projeto como “A Arte de Reciclar” abre uma série de relações e caminhos de expressão. Desperta os sentidos do indivíduo para o fato de que a arte pode ser criada a partir de um resíduo. “Com essa arte e pequenas ações no dia a dia é possível reciclar as próprias ideias e conceitos. Para nós, este é o verdadeiro significado do conceito de sustentabilidade”, comenta Duda Penteado.

O processo criativo individual realizado a partir de resíduos de embalagens e a posterior montagem da obra destacam o significado do trabalho coletivo e sustentam a importância do trabalho em equipe, respeito, da ética e cidadania.

SERVIÇO
FÓRUM - "ARTISTIC REVOLUTION - ARTE & TRANSFORMAÇÃO - Duda Penteado, Maria Ivone Degelo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SECTUR e Secretário de Cultura e Turismo Wagner Pavarini
Data: 15 de novembro
Horário: 9h30 às 12h
Local: Centro Cultural "Engenheiro Guerino Mario Pescarini
Rua Monteiro de Barros, 101 - Centro - Vinhedo.

ENCONTRO COM PROFESSORES E ARTISTAS - Orientação do projeto a arte de reciclar
Data: 15 de novembro

Horário: 14h às 16h

WORKSHOP - A ARTE DE RECICLAR
Datas: 17 a 21 de Novembro (segunda & sexta)
Horários: 9h às 12h - 14 às 17h e 19h às 21h
Local : Jardim interno do Teatro Municipal "Sykvia de Alencar Matheus"
Rua Monteiro de Barros, 101 - Centro Vinhedo


Data: 22 de Novembro (sábado/dia da familia )

Horários: 9h às 12h - 14 às 17h

Local : Jardim interno do Teatro Municipal "Sykvia de Alencar Matheus"

Rua Monteiro de Barros, 101 - Centro Vinhedo

MONTAGEM DA OBRA DE ARTE PÚBLICA
(meses de Novembro e Dezembro)

Maria Luiza Paiva
Diretora
+55 (11) 3673-7270 / +55 (11) 99162-7707
Rua Caiubi, 137 - Perdizes
São Paulo - SP CEP 05010-000
www.litera.com.br








Duda Penteado faz retrospectiva da sua carreira em ´Artistic Revolution´

O escultor, muralista e artista multimídia Duda Penteado faz retrospectiva da sua carreira no livro "Artistic Revolution"

click aqui para acessar o video...



O escultor, muralista e artista multimídia Duda Penteado faz retrospectiva da sua carreira no livro ´Artistic Revolution´

Duda Penteado com Heródoto Barbeiro em entrevista ao Jornal da Record News, aonde apresentou o seu livro, Artistic Revolution, Arte e Transfromação e falou sobre a arte e o seu poder de transformar realidades sociais.

Acompanhe..........



Todo Seu - Entrevista - Artistic Revolution - Duda Penteado

O artista plástico Duda Penteado explica mais sobre seu trabalho com arte e transformação em uma Entrevista!

click aqui para acessar o video...


9 / 11 - WTC

Os 20 gênios brasileiros segundo a Revista Galileu : DUDA PENTEADO - Pintor, escultor, muralista e artista performático. Conhecido por ter pintado o Beauty for Ashes (Beleza para cinzas) em homenagem ao ataque às Torre Gêmeas.

click aqui ...



CULTURA FM

Duda Penteado espalha a Arte Social com o Muralismo Contemporâneo.

click para ouvir ...



REVISTA DA CULTURA

Sinfonia plastica da humanidade.

saiba mais ...






CLICK aqui para adquirir um exemplar do livro no site da LIVRARIA CULTURA




________________________________________
Caso você não deseje receber este informativo, clique aqui.
________________________________________