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INSTITUTO OVOS BRASIL E ABPA PROMOVEM SEMANA DO OVO 2014 DE 6 A 11 DE OUTUBRO

Instituto Ovos Brasil e ABPA promovem
Semana do Ovo 2014 de 6 a 11 de outubro

Campanha para incentivar consumo de ovos no Brasil conta
com mobilização de representantes de toda a cadeia produtiva

Levar informação, esclarecer mitos e fomentar o consumo de ovos no Brasil são os principais objetivos da Semana do Ovo 2014, que vai acontecer de 6 a 11 de outubro. A campanha é uma iniciativa do Instituto Ovos Brasil e da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) com o apoio de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde o produtor, passando pelas principais empresas do setor até o varejo.

Este projeto reúne uma série de ações simultâneas e coordenadas em vários estados brasileiros para incentivar o consumo e esclarecer mitos. Degustação de omeletes em supermercados, distribuição de informativos em academias de ginástica, divulgação de receitas, folders sobre os benefícios do ovo para a nutrição, realização de palestras para médicos, nutricionistas, crianças e adolescentes são algumas das ações promovidas. Para isso, os organizadores contam com a parceria de redes de supermercados, além de bares e restaurantes.

No ano passado, estas ações atingiram mais de dois milhões de pessoas em todo país. Para este ano, a expectativa é resultado ainda melhor, prevê o Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ovos Brasil e membro da comissão organizadora da campanha da Semana do Ovo 2014, Ricardo Santin. “Devemos atingir um público ainda maior neste ano em função dos parceiros que aderiram ao projeto”.

A Semana do Ovo 2014 já tem a confirmação de patrocínio das empresas Merial, Agroceres Multimix, DSM, Huhtamaki, Label Rouge, Ourofino Agronegócios e Sanovo.

Consumo
Aumentar o consumo de ovos no país é hoje um dos principais desafios da cadeia produtiva. A combinação da falta de conhecimento com uma série de mitos sobre este alimento desestimula seu consumo e coloca o Brasil entre os menores consumidores do mundo. Para se ter uma ideia, o consumo per capita médio do brasileiro no ano passado foi de 170 ovos contra a média mundial de 210 ovos por habitante. No México, o maior consumidor mundial, este numero foi de 360 ovos por habitante ao ano. A meta é atingir no país um consumo médio de 208 ovos por habitante, o que significa quatro ovos por semana, até 2016.

Para isso, a Semana do Ovo representa hoje a maior mobilização da avicultura de postura, apostando na informação qualificada e divulgação de pesquisas científicas que comprovam os benefícios deste alimento. “Promover o consumo de ovos é importante para melhorar a qualidade da alimentação do brasileiro. O ovo é considerado um alimento completo, rico em proteína, ele representa 20% das nossas necessidades diárias, além de ser rico em vitaminas e minerais com apenas 70 calorias, o equivalente a uma fruta média”, defende Santin. Outras informações sobre a Semana do Ovo podem ser encontradas no site www.diadoovo.com.br, na página da campanha no Facebook www.facebook.com/semanadoovobrasil ou no site da entidade www.ovosbrasil.com.br.

Ações e empresas patrocinadoras confirmadas (informações atualizadas até 11/09)

Agroceres Multimix
A empresa, que apoia a iniciativa pelo terceiro ano consecutivo, adquiriu uma cota prata da campanha e irá mobilizar a equipe de campo e colaboradores para estimular o consumo de ovos e esclarecer seus benefícios para a saúde da população. Entre as ações organizadas está um almoço especial com pratos à base de ovos no restaurante da empresa, distribuição de livros de receitas com ovos e folders sobre os benefícios do ovo para a alimentação.

Merial
A empresa confirmou uma cota de patrocínio prata em seu quarto ano de apoio à campanha. Distribuição de ovos na empresa, café da manhã especial para colaboradores e ações nos restaurantes da Rhodia, Medley e Sanofi com uso de papel para bandeja comemorativo, pratos à base de ovos e distribuição de material promocional da campanha, como livro de receitas com ovos e material decorativo dos restaurantes, são algumas das principais ações da empresa para estimular o consumo. Além destas iniciativas, a empresa vai promover o Dia do Ovo na creche CDI Dom Pedro, em Campinas, para 190 crianças, de 3 a 11 anos. A comemoração na creche prevê uma tarde de omeletes e distribuição de gibis e livrinhos de leitura.

Label Rouge
Degustação de omeletes em supermercados e distribuição de folders com informações sobre os benefícios do ovo para a saúde estão entre as principais ações da Label Rouge durante a campanha de comemoração da Semana do Ovo 2014, buscando levar informação qualificada sobre ovos ao consumidor e contribuir para promover maior consumo deste alimento. A empresa, que participa pela terceira vez consecutiva da iniciativa é patrocinadora prata neste ano.

5º Dia do Ovo da FMVZ/USP
A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da USP, realiza pelo 5º ano consecutivo o Dia do Ovo no campus de Pirassununga, em evento coordenado pelos professores Ricardo de Albuquerque e Cristiane Araujo, do Departamento de Nutrição e Produção Animal. A programação prevê um ciclo de palestras realizadas no dia 2 de outubro, com participação aberta a estudantes, técnicos, especialistas da área, produtores, médicos, nutricionistas e todo o público em geral interessado em conhecer diversos aspectos sobre o alimento, como qualidade, consumo e importância para a saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site fmvz.usp.br/agende-se.

Apoio de mídia
Entre as mídias apoiadoras, estão Revista do Ovo, Ovosite, Portal Ovoonline, Portal Mercado do Ovo, Revista do Avisite, Portal Avisite, Revista Feed&Food, Portal Feed&Food, Revista Avicultura Industrial, Portal Avicultura Industrial, Portal Setor Avícola, Portal do Agronegócio, jornal O Presente Rural, site O Presente Rural, Revista AveWorld, Portal AveWorld, Revista Mundo do Agronegócio, Portal Mundo do Agronegócio, Notícias Agrícolas, Rural Centro, Revista A Hora do Ovo, Portal A Hora do Ovo, Revista da Avimig.