a a a
>> voltar
 
 

INSTITUTO OVOS BRASIL INICIA ARTICULAÇÃO DA SEMANA DO OVO, QUE ACONTECE EM OUTUBRO

INSTITUTO OVOS BRASIL INICIA ARTICULAÇÃO DA SEMANA DO OVO, QUE ACONTECE EM OUTUBRO

A organização sistemática de uma campanha pela divulgação e promoção do Dia Mundial do Ovo no Brasil - estendido para toda uma semana de comemorações por todo o País -, chega à sua 4ª edição em 2014. Os preparativos já começaram, e o Instituto Ovos Brasil inicia a busca por apoio institucional junto às empresas ligadas ao setor produtivo.

A entidade propõe, a exemplo dos anos anteriores, cotas de patrocínio como forma de possibilitar a organização de uma série de ações que devem ser realizadas com apoio de todo o setor país afora, que incluem a produção e distribuição de material informativo, atualização e manutenção de site específico (www.diadoovo.com.br) e páginas nas redes sociais, realização de palestras e simpósios, participação em congressos da área de saúde e nutrição, apoio a eventos organizados por empresas, instituições de ensino, órgãos públicos, entre outros.

O Instituto Ovos Brasil sugere diversas formas de participação visando envolver todos os elos da cadeia produtiva, desde produtores, passando pelas principais empresas do setor até o varejo. “A contribuição através de patrocínio é imprescindível, mas além disso buscamos também incentivar e sugerir ações efetivas que possam ser realizadas pela própria empresa, assim como já vem acontecendo nos anos anteriores”, ressalta Rogerio Belzer, diretor executivo do Instituto Ovos Brasil. “O objetivo este ano é multiplicar as iniciativas, a fim de tornar a Semana do Ovo de 2014 ainda mais impactante e inesquecível”, completa o executivo.

Entre os próximos passos previstos na articulação da campanha, está uma reunião do grupo organizador para definir as principais demandas desta fase da campanha, assim como as cotas de patrocínio, e posteriormente um evento de lançamento para o setor.

“A campanha para promover e dar visibilidade ainda maior ao Dia Mundial do Ovo ano a ano é fundamental como forma de orientar a população e incentivar o consumo. Dentro destes esforços estamos engajados em tornar a data oficial por lei, considerando sua relevância para a valorização oficial da cadeia produtiva, incentivo às ações para promoção do produto, oportunidade para levar informações aos consumidores, criação de ambiente propício para ações a favor do consumo e fortalecimento de toda corrente produtiva”, declara Ricardo Santin, presidente do conselho diretor do Instituto Ovos Brasil. “Em 2007, quando o Instituto iniciou seus trabalhos, o consumo per capita do ovo no Brasil estava em torno de 130 ovos/ano. Agora, fechamos 2013 com um consumo per capita de 168 ovos/ano, o que representa quase 30% de aumento em seis anos de trabalho. O dia do ovo é imprescindível para marcar todo um trabalho que tem a finalidade de levar informações completas e de qualidade ao consumidor final, esclarecendo mitos e verdades sobre o consumo deste alimento e assim fomentar o consumo de ovos no país”, complementa.

O Dia Mundial do Ovo é comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, 10 de outubro neste ano.

Ovo na mídia

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Ovos Brasil junto à imprensa em geral segue rendendo matérias importantes. No último programa de maio o Domingo Espetacular, exibido em todo o território nacional pela TV Record, apresentou excelente matéria sobre o alimento ovo, com cerca de meia hora de duração no horário nobre da TV aberta – o programa atingiu média de 12 pontos no Ibope, o que representa mais de 2,3 milhões de telespectadores somente na Grande São Paulo. A produção da matéria contou com informações e dados fornecidos em conjunto pelo Instituto Ovos Brasil e pela ABPA. Foram veiculadas ainda matérias e entrevistas concedidas pelo diretor executivo, Rogerio Belzer, e o presidente do conselho da entidade, Ricardo Santin, para veículos como a revista Supervarejo (matéria publicada em maio), jornal Zero Hora (RS), Gazeta do Povo (PR), O Globo (RJ), O Tempo (MG), portal Terra, Yahoo, além de diversas publicações do setor.


SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL

O INSTITUTO OVOS BRASIL - entidade sem fins lucrativos - foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL tem sua atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br). Foi lançado também um site especial para crianças e adolescentes, com informações e atividades adequadas a esse público (www.ovosbrasilteen.com.br).

OVO - Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.



Informações para imprensa

INSTITUTO OVOS BRASIL www.ovosbrasil.com.br

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Atendimento: Olívia Acerbi – olivia@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270

Junho/2014