a a a
>> voltar
 
 

OLIMPíADA DE FILOSOFIA REUNIRá 700 JOVENS INTERESSADOS PELA DISCIPLINA

Olimpíada de Filosofia reunirá 700 jovens interessados pela disciplina


No próximo dia 27 de setembro acontece, na PUC-SP, a IV Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo, que terá como tema central “Qual o caminho para a reconstrução de nós mesmos?” Estudantes de escolas das redes pública e privada participarão de apresentações artísticas - teatro, poesia, desenho, vídeos, fotografia, exposições, música, performances e instalações – e de discussões acirradas sobre o tema.

Em 1995, a Unesco recomendou a promoção das Olimpíadas de Filosofia tanto na esfera nacional, como internacional, a fim de estimular o interesse dos jovens por essa disciplina. Com um espírito de acolhimento das diferenças, o evento pretende reunir 700 alunos, vindos de mais de 40 escolas, para um exercício de investigação solidária, como já vêm acontecendo em outros países há mais de uma década. Na América Latina o evento é realizado em países como Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia.

De acordo com Luiz Pires, coordenador do evento, as Olimpíadas de Filosofia têm como grande objetivo o estímulo do pensamento e do trabalho em equipe. “Não se pretende, como o nome do evento poderia erroneamente sugerir, nenhum tipo de competição. A ideia é acolher, em um mesmo espaço, diferentes propostas, fomentando a colaboração, a troca de experiências, a interlocução, o diálogo investigativo, de modo que novos processos filosóficos criativos sejam construídos”, afirma.

Organizada há quatro anos no estado de São Paulo, a Olimpíada cresce a cada ano que passa. Toda a divulgação é realizada através das redes sociais e, principalmente, do relato positivo dos participantes nas edições anteriores. “Os jovens saem muito animados após a experiência de buscar novas possibilidades de pensar. Eles são os protagonistas de todas as atividades”, afirma Pires. Os resultados extrapolam o encontro na Universidade. No último ano, uma escola estadual da zona oeste de São Paulo, após participar da Olimpíada, organizou o mês da Filosofia, quando todos os alunos e professores de diversas disciplinas dedicaram-se em reflexões sobre sexualidade e homofobia.

Sendo uma iniciativa que parte de professores de filosofia diante de seus desafios em sala de aula, a Olimpíada busca estimular o interesse de seus alunos pela disciplina, o pensamento crítico e um posicionamento reflexivo perante questões filosóficas presentes na contemporaneidade.

Serviço:
Data: Sábado, 27 de setembro.
Horário: 9hrs
Local: Teatro TUCA – Rua Monte Alegre 1024 – Perdizes – São Paulo – SP.

Maiores informações
Site: www.olimpiadadefilosofiasp.wordpress.com
E-mail: olimpiadadefilosofia.s.p@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/olimpiadadefilosofia


Informações para a imprensa
Luiz Pires
E-mail: luizcpn@hotmail.com
Tel: (11) 97344 4010