a a a
>> voltar
 
 

EM SETEMBRO, AS REVISTAS MENSAIS DA TURMA DA MÔNICA TRAZEM AÇÃO INÉDITA DE REALIDADE AUMENTADA EM

EM SETEMBRO, AS REVISTAS MENSAIS DA TURMA DA MÔNICA
TRAZEM AÇÃO INÉDITA DE REALIDADE AUMENTADA EM
COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA PERSONAGEM


Mônica, a personagem mais famosa criada por Mauricio de Sousa, completa 50 anos encantando adultos e crianças, multiplicando fãs por todo o Brasil e pelo mundo. Um aniversário tão importante merece todas as homenagens, e a PANINI, multinacional líder na publicação de quadrinhos e mangás na Europa e América Latina, participa deste momento histórico.

Como parte das comemorações, em setembro, as principais revistas mensais da Turma da Mônica clássica – Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha – farão parte de uma ação especial interativa. Trata-se de quatro animações exclusivas em realidade aumentada, que serão exibidas quando o leitor apontar a câmera de seu celular smartphone ou tablet para a capa de cada revista, após baixar e instalar o aplicativo “Mônica 50 anos”. Também haverá uma quinta animação especial que aparecerá se forem reunidas as quatro publicações.

Através da tecnologia de realidade aumentada, os fãs poderão assistir na tela de seus dispositivos móveis uma projeção de imagens que parecem “brotar” das revistas focadas pela câmera, formando uma animação que dá a impressão de estar mesmo ali, como se fosse um 3D sobre a revista.

Participam da ação as revistas em quadrinhos Mônica 81, Magali 81, Cascão 81 e Cebolinha 81. Cada revista habilita uma animação exclusiva com o personagem principal da publicação se preparando para a comemoração dos 50 anos da Mônica, contribuindo com seu estilo marcante para a celebração. Ao reunir as quatro publicações, o aplicativo mostra uma quinta animação, ainda mais divertida, com os quatro personagens reunidos na comemoração da data.

A revista Mônica 81 traz uma história extra comemorativa, que conta a origem do coelho amarelo. A publicação, com 104 páginas – 20 páginas a mais que o formato usual –, chega às bancas juntamente com as demais a partir do dia cinco de setembro, por R$ 4,90.

“A Panini busca estar cada vez mais próxima de seus públicos através das novas tecnologias, e esta ação com realidade aumentada é uma iniciativa pioneira entre as editoras de quadrinhos no País”, declara o diretor Comercial, Marketing e Publicações da Panini, Marcio Borges. “Acreditamos que integrar as plataformas online e offline, reforçando ainda mais o apelo editorial, seja uma tendência daqui para frente”, salienta o executivo.


Exemplo de posicionamento do dispositivo móvel em relação à revista


Mônica 50 anos e a Panini

A história entre a aniversariante Mônica, seu criador Mauricio de Sousa e a PANINI, iniciada em 2007, é considerada uma das mais expressivas parcerias editoriais do mundo, pelos benefícios gerados tanto para o público leitor de quadrinhos como para o mercado infanto-juvenil nos últimos anos no Brasil. Unindo a expertise da editora multinacional à genialidade das obras do estúdio Mauricio de Sousa, grandes lançamentos tiveram enorme repercussão e se tornaram marcos no segmento.

Entre eles, um dos momentos mais antológicos para Mônica e sua turma: o lançamento da revista Turma da Mônica Jovem, onde os personagens outrora eternamente crianças finalmente crescem e se tornam adolescentes (2008). Um fenômeno sem precedentes que tomou conta das bancas, colégios, shoppings, rodas de conversas e onde quer que houvessem jovens leitores reunidos. Também fazem parte da trajetória de sucesso da parceria o lançamento da coleção que comemorou os 50 anos da carreira de Mauricio de Sousa (2009), onde Mônica e sua turma ganharam releituras executadas por outros artistas brasileiros, culminando no lançamento do selo Graphic MSP (2012), que dá continuidade ao projeto. Muitos outros títulos integram a excelente fase da personagem nos últimos anos e seus desdobramentos, como a volta da revista do Pelezinho (2012), a revista Mônica nº 500 (2011), as miniaturas colecionáveis Gogo´s de todos os personagens criados por Mauricio de Sousa (2011), e as coleções históricas (2007).









FICHAS TÉCNICAS

REVISTA MÔNICA nº 81
Páginas: 104+4
Formatinho
Periodicidade: mensal
Valor: R$ 4,90
Distribuição: Nacional
Lançamento 05/09/2013


REVISTAS

MAGALI 81
CEBOLINHA 81
CASCÃO 81
Páginas: 64+4
Formatinho
Periodicidade: mensal
Valor: R$ 3,50
Distribuição: Nacional
Lançamento 05/09/2013






Sobre a PANINI

O Grupo Panini, fundado há mais de 50 anos em Modena - Itália, com subsidiárias em países da Europa, Estados Unidos e América Latina, é líder mundial no setor de colecionáveis e a multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina com exportação para mais de 110 países. Publica desde 1961 álbuns de figurinhas de futebol e adquiriu direitos exclusivos para as coleções oficiais da Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014. No Brasil, com sede em Barueri (SP), a empresa iniciou suas operações em 1989 e é líder em seus segmentos de atuação.




Informações para imprensa:

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Atendimento – Olívia Acerbi: olivia@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270

Agosto/2013