a a a
>> voltar
 
 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 3A EDIÇÃO DO MAIOR ENCONTRO SOBRE GOVERNANÇA E GESTÃO DE DADOS DA AMÉRICA LATINA

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 3a EDIÇÃO DO MAIOR ENCONTRO SOBRE GOVERNANÇA E GESTÃO DE DADOS DA AMÉRICA LATINA

Neste ano, a DAMA BRASIL reunirá novamente no Data Management Conference – Latam 2012, nos dias 08 e 09 de agosto de 2012, em São Paulo, palestrantes e expositores brasileiros e internacionais, para apresentar e discutir os conceitos, técnicas e melhores práticas em gestão e governança de dados e informações; inscrições vão até início de agosto e podem ser realizadas pelo site www.dmc-latam.com

Nos dois dias da conferência estão previstas palestras com especialistas do Brasil e do exterior. A conferência é direcionada a gerentes e executivos, pesquisadores, professores, e estudantes de tecnologia, marketing e administração interessados em aprender, se aperfeiçoar e explorar conceitos e técnicas acerca da disciplina de Governança de Dados.

O Data Management Conference – Latam 2012 (DMC-LATAM 2012) é a versão da DAMA-Brasil para o Enterprise Data World organizado pela DAMA INTERNATIONAL que acontece todos os anos nos Estados Unidos. A DAMA International (Data Management Association) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a promover os conceitos e boas práticas de Governança e Gerenciamento Estratégico de Dados. Possui aproximadamente 60 capítulos em todo o mundo, inclusive o capítulo DAMA Brasil.

A conferência, que é um oferecimento do Sebrae e tem o patrocínio da HP, prevê palestras e plenárias, nas quais serão apresentadas técnicas e estudos de casos sobre: Gerenciamento estratégico de dados; Gerenciamento da informação empresarial; Governança de dados e Data Stewardship; Qualidade de dados; Modelagem de dados; Integração de dados diversificados; Gerenciamento mestre de dados; Arquitetura empresarial e outros temas.

Inscrições poderão ser feitas pelo site www.dmc-latam.com ou e-mail marketing@dama.org.br. As vagas são limitadas. Estudantes e professores têm 50% de desconto. Grupos Corporativos, na compra de 5 inscrições a 6ª é gratuita. O evento será realizado no Hotel Pergamon, em São Paulo, Rua Frei Caneca, 80 - Consolação/Centro.

ESTÃO CONFIRMADAS AS PRESENÇAS DOS SEGUINTES PALESTRANTES:

Peter Aiken, presidente do DAMA International, presidente e co-fundador da DataBlueprint em parceria com a Virginia Commonwealth University. Peter vai focar a importância da monetização de dados dentro de uma estrutura com governança de dados.

Micheline Casey, presidente da CDO, empresa localizada em Washington. Micheline vai trazer a sua experiência como CDO (Chief Data Officer) do governo do estado do Colorado. Ela foi a primeira mulher a assumir esta função no governo americano.

Pat Cupoli, diretora da DAMA International e representa a DAMA no conselho do ICCP (instituto responsável pela realização do exame de certificação CDMP). Pat apresentará o que é necessário para se certificar. Será uma ótima oportunidade para realizar o exame (durante o evento).

Carlos Barbieri, responsável pela área de qualidade em software da FUMSOFT em Minas Gerais. É importante ressaltar que a FUMSOFT ajudou mais de 80 empresas a obterem a certificação MPS-Br. Barbieri é professor universitário com livros escritos e possui mais de 30 anos de trabalho com arquitetura de dados e informações.

Fernando Zaidan possui mais de 26 de experiência na área de Gestão da Informação e do Conhecimento. É Doutorando na Escola de Ciência da Informação – ECI da UFMG e coordenador de diversos cursos de pós-graduação. Autor de livros e do Blog "Por Dentro da Web Semântica" no Portal itWeb. A palestra do Zaidan vai abordar a WEB Semântica usos e aplicações.

Mario Faria, Chief Data Officer da Boa Vista Serviços, professor de Marketing e Estratégia da Business School São Paulo e articulista de publicações especializadas nos segmentos de Marketing Digital, Mídia e Tecnologia. Mestre em Computação pela State University of New York Albany (EUA), MBA em Marketing pela University of Califórnia Santa Cruz (EUA) e Graduado em Computação pela Unicamp. A palestra do Mario será a respeito de Governança e qualidade de dados.

Ronaldo Sachetto, Gerente de Governança e Qualidade de Dados da Boa Vista Serviços. É PMP e BlackBelt SixSigma e também professor de gerenciamento de projetos em cursos de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou como gerente de melhoria de desempenho de processos na Equifax e gerente de projetos no Banco Santander. Apresentará su palestra em conjunto com o Mario Faria.


SOBRE o Data Management Conference – Latam 2012 (DMC-LATAM 2012)
O evento é uma realização do Motirô e DAMA Brasil (Data Management Association Brasil), organização sem fins lucrativos, voltada para o avanço dos conceitos e práticas de Gestão de Recursos de Informação (GRI), e de Gestão de Recursos de Dados (GRD) no Brasil e América Latina. Trabalha também para fortalecer a figura do gerente estratégico de dados no Mercado, possibilitando que as empresas tenham a Governança de Dados como ponto focal de apoio para as estratégias de negócios.

Sobre a DAMA Brasil
A DAMA Brasil é uma organização sem fins lucrativos, formada por fornecedores independentes, técnicos e profissionais dedicados ao avanço dos conceitos e práticas de Gestão de Dados.

Sobre o Motirô
Escritório especializado em gestão, planejamento e desenvolvimento de projetos inovadores.



Informações para imprensa:

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Atendimento: Olivia Acerbi – olivia@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270
Junho/2012