a a a
>> voltar
 
 

ÀS VÉSPERAS DO DIA MUNDIAL DO OVO, ‘MEGA EVENTO DE NUTRIÇÃO’ ESCLARECE MITOS E VERDADES SOBRE O ALIMENTO


ÀS VÉSPERAS DO DIA MUNDIAL DO OVO, ‘MEGA EVENTO DE NUTRIÇÃO’ ESCLARECE MITOS E VERDADES SOBRE O ALIMENTO

Instituto Ovos Brasil realiza palestra no sábado, 8 de outubro, às 10h, com apresentação da nutricionista Lucia Endriukaite, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP)

No próximo dia 14 de outubro será comemorado o Dia Mundial do Ovo, instituído em 1996 pela International Egg Comission, em Londres. Às vésperas da data, o INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos que promove o ovo como alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumo – participa do Mega Evento Nutrição 2011, promovido pela Núcleo - Atualização Científica em Nutrição, com a apresentação da palestra “Mitos e Verdades sobre o alimento Ovo”.

A palestra faz parte do 7º Fórum Nacional de Nutrição, e acontece no sábado, dia 8, às 10h. O Mega Evento, que reúne congressos, simpósios, fóruns e concursos nacionais e internacionais de nutrição e gastronomia, se realiza no Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca (São Paulo-SP) entre os dias 6 e 8 de outubro. O INSTITUTO OVOS BRASIL contará ainda com estande de divulgação e ações de degustação na praça de expositores do evento.


FONTES SUGERIDAS:


• Dra. Lucia Endriukaite – Nutricionista Clinica formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, Pós-graduação em Administração em Serviços de Alimentação pela São Camilo, Pós-graduação em Nutrição Esportiva pela FMU, Membro do Conselho Brasileiro de Fitoterapia (CONBRAFITO), Consultora do Instituto Ovos Brasil.

• Dr. José Roberto Bottura – Veterinário, especializado em avicultura de postura com mais de 30 anos de experiência na área, diretor executivo do INSTITUTO OVOS BRASIL



SERVIÇO

MEGA EVENTO NUTRIÇÃO 2011
6 a 8/10/2011
Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569
Consolação
São Paulo – SP
http://nutricaoempauta.com.br/eventos/2011/megaevento/megaevento2011.html#programacaoCientifica

7º Fórum Nacional de Nutrição
Mitos e verdades sobre o alimento ovo
Dra. Lucia Endriukaite
08/10 – sábado
Horário: Das 10h00 às 10h45


Sobre o Mega Evento Nutrição 2011

O evento busca aproximar as principais e mais relevantes empresas do setor ao público de profissionais de Nutrição, que são hoje os responsáveis técnicos dos setores de nutrição clínica, nutrição esportiva e foodservice, perante a Anvisa e outros órgãos governamentais de fiscalização e normatização. Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Nutrição Hospitalar, Nutrição Geral, Saúde Pública, Alimentos Funcionais, Food Service, Gastronomia e Aspectos Alimentares/Culturais serão temas discutidos em profundidade no Mega Evento Nutrição 2011 - o maior evento de Nutrição da América Latina. Além dos congressos e simpósios internacionais, serão realizados vários cursos pré-congresso em nutrição clínica, nutrição esportiva, nutrição e estética, gastronomia, food service e saúde pública.

• Seis auditórios simultâneos e uma área de exposição de mais de 2.200m2, com a presença das principais empresas do setor como expositores e patrocinadores;
• Apoio das principais entidades de nutrição nacionais e internacionais;
• 3o Concurso de Gastronomia Saudável, realizado em conjunto com o Le Cordon Bleu de Paris, a maior escola de Gastronomia da atualidade;
• Prova de Título de Especialista da ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição.

O MEGA EVENTO NUTRIÇÃO 2011 concentra:
12º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida
12º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição
7º Fórum Nacional de Nutrição
6º Simpósio Internacional da American Dietetic Association (EUA)
4º Simpósio Internacional da Nutrition Society (Reino Unido)
4º Simpósio Internacional do Le Cordon Bleu (França)
2º Simpósio Internacional da Asociación Española de Dietistas-Nutricionistas (Espanha)
3º Concurso de Gastronomia Saudável
1º Simpósio Internacional da Società Italiana di Nutrizione Umana (Italia)



SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL

O INSTITUTO OVOS BRASIL - entidade sem fins lucrativos - classificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – ONG (em fase de registro), foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL tem sua atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br). Foi lançado também um site especial para crianças e adolescentes, com informações e atividades adequadas a esse público (www.ovosbrasilteen.com.br).

OVO - Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.


II PRÊMIO INSTITUTO OVOS BRASIL DE IMPRENSA
A instituição, que tem entre seus principais objetivos desfazer mitos e informar corretamente a população sobre o OVO, acredita na informação de qualidade e com rigor técnico transmitida pela imprensa. Até dia 30 de outubro o INSTITUTO OVOS BRASIL receberá inscrições para o prêmio, que aceita matérias veiculadas no período de 15 de setembro de 2010 a 30 de outubro de 2011. Poderão se inscrever jornalistas da mídia impressa (jornais e revistas), eletrônica (rádio e TV) e digital (Internet) com matérias e reportagens sobre saúde, segurança alimentar, nutrição, alimentação ou gastronomia, que façam alguma referência ao alimento ovo. O prêmio está dividido, para matérias relacionadas aos temas Saúde, Segurança Alimentar, Nutrição e Alimentação, nas seguintes categorias: Jornal (geral); Revista (geral); Publicação especializada (jornal ou revista); Rádio; Televisão; e Internet - 6 prêmios. Já matérias relacionadas a Gastronomia serão distribuídas nas categorias Impresso (jornal ou revista); Eletrônico (televisão ou rádio); e Digital (internet) – 3 prêmios. Cada uma das nove categorias concederá ao autor da matéria vencedora um troféu e certificado, que serão entregues em cerimônia realizada em dezembro. O INSTITUTO OVOS BRASIL promoverá ampla divulgação do prêmio, em todas as suas fases, especialmente a relação de premiados e respectivas matérias.
O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.ovosbrasil.com.br.


Informações para imprensa
INSTITUTO OVOS BRASIL www.ovosbrasil.com.br
Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Atendimento: Olívia Acerbi – olivia@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270

Outubro/2011