a a a
>> voltar
 
 

INSTITUTO OVOS BRASIL E UBABEF ESCLARECEM MÉDICOS E

INSTITUTO OVOS BRASIL E UBABEF ESCLARECEM MÉDICOS E
NUTRICIONISTAS SOBRE O CONSUMO DE OVOS E FRANGO NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTROLOGIA



As instituições convidaram o diretor do Instituto de Nutrição Avançada, Gabriel de Carvalho,
e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Gerson Scheuermann,
para esclarecer mitos e verdades sobre a produção e consumo de ovos e carne de frango em simpósio realizado durante o evento, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de setembro, em São Paulo (SP)



O INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos que promove o produto “ovo” como alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumo – e a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) participaram do XV Congresso Brasileiro de Nutrologia, promovido pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). As instituições se uniram para levar à comunidade médica informações e esclarecimentos sobre o consumo de ovos e frango, e além de palestrantes convidados estiveram presentes também com estande informativo na área de expositores. O evento se realizou no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo (SP) entre os dias 21 e 23 de setembro.

Na sexta-feira, dia 23, foi realizado o Simpósio Instituto Ovos Brasil-Ubabef, com o tema “Frangos e ovos: Verdades e Mitos”, onde os especialistas Gabriel de Carvalho e Gerson Scheuermann apresentaram a cerca de 70 médicos e nutricionistas presentes contundentes dados científicos a respeito do processo produtivo e do consumo de ovos e frango, comprovando os efeitos positivos da ingestão habitual desses alimentos, e demonstrando a ausência de fundamentos em diversos mitos, como a presença de hormônio na carne de frango, ou a relação entre consumo de ovos e aumento do colesterol sanguíneo.

Além da realização do simpósio, as instituições marcaram presença nos três dias do congresso com estande montado na área de expositores, onde promoveram a distribuição de material informativo produzido pelas entidades, com informações gerais e técnicas sobre a qualidade e os diferenciais nutricionais de ovos e da carne de frango. Profissionais interessados em aprofundar conhecimentos a respeito do consumo receberam folders e boletins informativos com diversos aspectos da ingestão desses produtos da avicultura em formatos interessantes para serem utilizados em seus consultórios e clínicas. O espaço ofereceu também degustação de omeletes e iscas de frango, demonstrando na prática receitas práticas, saudáveis e saborosas.

O objetivo da ABRAN durante o XV Congresso Brasileiro de Nutrologia foi promover debates e palestras de grande importância para a comunidade médica, com temas como nutrição enteral, diabetes, síndrome metabólica, obesidade, nutrição parenteral, longevidade, climatério, alimentos funcionais, cirurgia bariátrica, nutrologia pediátrica, nutrologia geriátrica, transtornos alimentares, nutrologia esportiva, nutrogenômica, medicina estética, nutracêuticos, alergia alimentar, antioxidantes, ergogênicos, entre outros.

O diretor executivo do INSTITUTO OVOS BRASIL, José Roberto Bottura, salienta a importância em participar de congressos como esse: “Os profissionais da saúde, principalmente os médicos e nutricionistas, estão diretamente ligados à orientação alimentar da população, e são também importantes formadores de opinião junto à mídia. Por isso têm papel essencial na divulgação dos benefícios especiais do ovo, bem como no esclarecimento de mitos que se criaram a partir de informações infundadas largamente difundidas no passado”.

SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL

Interesse Público – ONG (em fase de registro), foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL tem sua atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br). Foi lançado também um site especial para crianças e adolescentes, com informações e atividades adequadas a esse público (www.ovosbrasilteen.com.br).

OVO - Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana& rdquo;.

Informações para imprensa:

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva:luiza@litera.com.br
Atendimento – Olívia Acerbi: olivia@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270
Setembro/2011