a a a
>> voltar
 
 

I OLIMPíADA DE FILOSOFIA DO ESTADO DE SãO PAULO

I Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo

Evento busca promover o estímulo do pensamento, o trabalho em equipe e fortalecer a presença da filosofia nas escolas.


No próximo sábado, 24 de setembro, acontece, no campus da Universidade Federal do ABC, a 1ª edição da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo, que terá como tema central “O mundo é admirável?! O que nos torna plenamente humanos?”. Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio - das redes pública e privada – apresentarão trabalhos em forma de teatro, poesia, desenho, vídeo, fotografia, música e seminário, com o intuito de promover uma discussão acerca da temática proposta.

Com um espírito de acolhimento das diferenças, o evento pretende convocar alunos para um exercício de investigação solidária, como já vêm acontecendo em outros países da América Latina há mais de uma década e no Estado do Rio Grande do Sul há quatro anos. Não se pretende nenhum tipo de competição. A ideia é acolher, em um mesmo espaço, diferentes propostas, fomentando a colaboração e a troca de experiências.

A Olimpíada contará com a participação de escolas de todo o Estado de São Paulo, resultando na apresentação de mais de 40 trabalhos e aproximadamente 400 alunos. “Estamos muito contentes em contar com a grande adesão de tantas escolas de todo o estado. Com as proporções que o evento adquiriu, podemos perceber que a Filosofia está deixando de ser considerada um apêndice no currículo escolar, para encontrar seu espaço de reconhecimento e produzir sentido na formação dos jovens e adolescentes de nosso estado”, afirma Luiz Pires, um dos organizadores do evento.

Neste evento, os protagonistas são os alunos. “A Olimpíada busca fomentar a participação dos discentes da Educação Básica como agentes criadores e responsáveis pelas atividades e reflexões”, explica Patrícia Del Nero Velasco, coordenadora do curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC. A comissão organizadora do evento também conta com três jovens integrantes, estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que são responsáveis por apresentar uma visão crítica diante da elaboração do formato do evento, alunos apaixonados por filosofia que contribuem para que a olimpíada seja para outros jovens, apaixonante.



Informações para a imprensa

Luiz Pires
E-mail: luizcpn@hotmail.com
Tel: (11) 7344 4010

Data e horário do evento:
Sábado, 24 de Setembro.
Início 9:00 – Término: 16:00

Local da Olimpíada:
Universidade Federal do ABC – Campus Santo André – Bloco A.
Rua Santa Adélia, 166. Bairro Bangu. Santo André – SP.