a a a
>> voltar
 
 

OVOS AJUDAM A COMBATER CÂNCER E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

OVOS AJUDAM A COMBATER CÂNCER E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Pesquisa da Universidade de Alberta (Canadá) demonstra que a gema do ovo é rica em antioxidantes; além disso, a digestão das proteínas geram substâncias que diminuem a pressão arterial

O INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos que promove o produto “ovo” como alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumo – apresenta resultados de pesquisa conduzida na Universidade de Alberta (Canadá), que comprovou a presença de antioxidantes em alta quantidade na gema do ovo, além de peptídeos que se formam a partir da digestão das proteínas do ovo e contribuem para a diminuição da pressão arterial.

Um dos alimentos mais perfeitos da natureza pode trazer ainda mais benefícios do que se pensava. Enquanto os ovos são reconhecidos como excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, pesquisadores da Universidade de Alberta descobriram recentemente que eles também contém propriedades antioxidantes, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

Wu Jianping, Andreas Schieber, Chamila Nimalaratne e Daise Lopes-Lutz, do Departamento Agrícola, de Alimentos e Ciência da Nutrição, examinaram gemas de ovos produzidos por galinhas alimentadas com dietas típicas constituídas basicamente de trigo ou milho. Eles descobriram que as gemas continham dois aminoácidos, triptofano e tirosina, que têm propriedades altamente antioxidantes.

Depois de analisar as propriedades do ovo, os pesquisadores observaram que duas gemas cruas têm quase o dobro de antioxidantes de uma maçã e praticamente a mesma quantidade encontrada em 25 gramas de cranberries. No entanto, em ovos fritos ou cozidos em água as propriedades antioxidantes se reduzem pela metade, e um pouco mais da metade se os ovos forem cozidos no microondas. "É uma grande redução, mas ainda deixa a porção de ovos igual à maçã em seu valor antioxidante", afirma Wu.

A presença destes dois aminoácidos, embora importante, pode ser considerada apenas o início das descobertas de propriedades antioxidantes em gemas de ovo, disse Wu. "Em última análise, estamos tentando mapear antioxidantes em gemas de ovos por isso temos de considerar todas os componentes da gema que podem conter antioxidantes, assim como a forma como os ovos são ingeridos", disse Wu, acrescentando que ele e sua equipe examinarão outros antioxidantes já conhecidos em ovos, como os carotenóides, pigmento amarelo na gema de ovo, bem como peptídeos.

Em pesquisa anterior, Wu descobriu que as proteínas do ovo foram convertidas por enzimas no estômago e no intestino delgado e produziram peptídeos que agem da mesma forma que os inibidores da ECA – medicamentos prescritos para baixar a pressão arterial. Essa descoberta desafia a sabedoria comum e contradiz a percepção pública de que os ovos são responsáveis pela elevação da pressão arterial por causa do colesterol em seu conteúdo. Pesquisas adicionais realizadas por Wu sugerem que os peptídeos podem ser formulados para ajudar a prevenir e tratar a hipertensão.

Wu está convencido de que os peptídeos também têm propriedades antioxidantes, o que o leva a sugerir que, quando ele completar sua pesquisa, o resultado provavelmente será que os ovos têm mais propriedades antioxidantes do que se conhece hoje.

As descobertas foram publicadas em artigo na revista Food Chemistry (obtenha o PDF aqui).

Fonte: Universidade de Alberta
http://www.expressnews.ualberta.ca/en/NewsArticles/2011/07/Getcracking.aspx



SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL

O INSTITUTO OVOS BRASIL - entidade sem fins lucrativos - classificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – ONG (em fase de registro), foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL tem sua atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br). Foi lançado também um site especial para crianças e adolescentes, com informações e atividades adequadas a esse público (www.ovosbrasilteen.com.br).

OVO - Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.




Informações para imprensa
INSTITUTO OVOS BRASIL www.ovosbrasil.com.br
Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Atendimento: Olívia Acerbi – olivia@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270

Julho/2011