a a a
>> voltar
 
 

INSTITUTO OVOS BRASIL DIVULGA VENCEDORES DO 1º PRÊMIO INSTITUTO OVOS BRASIL DE IMPRENSA

INSTITUTO OVOS BRASIL DIVULGA VENCEDORES DO 1º PRÊMIO INSTITUTO OVOS BRASIL DE IMPRENSA




O INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos que promove o ovo como alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumo – divulgou na noite de ontem (06/12) os vencedores do I Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa, em solenidade de premiação, no Espaço Armazém (São Paulo-SP), durante o jantar de confraternização da APA Associação Paulista de Avicultura. Os premiados são:



Categoria Jornal



Isabel Fleck

Correio Braziliense

Matéria: “Versátil e democrático”



Categoria Revista



Lúcia Nascimento

Revista Saúde é Vital

Matéria: “Bendita Clara”



Categoria Publicação Especializada



Érica Barros e José Carlos Godoy

Revista Produção Animal Avicultura - Avisite

Matéria: “Nova pesquisa britânica sugere que ovos são ‘superalimentos’”



Categoria Televisão



Ananda Apple

SPTV 1ª edição – Rede Globo

Matéria "Lasanha de maionese"



Categoria Rádio



Pedro Vargas

Rádio Gaúcha – Grupo RBS

Matéria: “Nutricionistas debatem a importância do ovo na dieta humana”



Categoria Internet



Lígia Menezes

http://mdemulher.abril.com.br/

Matéria: “Comprovado: ovo ajuda a emagrecer”





GASTRONOMIA



Categoria Impresso



Maria Helena Esteban

Revista Estação Zona Sul

Matéria: “Ovo esplêndido”



Categoria Eletrônico



Ana Maria Braga

Programa Mais Você – Rede Globo

Matéria: “Ana Maria Braga ensina a fazer ovos à milanesa”



Categoria Digital



Marcelo Jucá

Portal Folha.com e Bol Notícias

Matéria: “Chef Gordon Ramsay mistura anchova, ovos e alface para criar tradicional salada”





Os vencedores receberam um troféu inusitado e sustentável: um aplique de parede decorado com mosaico de cascas de ovo, feito pela artista plástica Andréia Gomes, conhecida pela utilização da técnica e responsável pelo projeto Gerartis (Geração de Renda, Arte Terapêutica e Inclusão Social).



JÚRI



O corpo de jurados se compôs pela jornalista especializada em economia e agronegócio Fátima Cardoso, pela nutricionista Lucia Endriukaite, especializada em nutrição esportiva, pelo chef Renato Carioni, famoso por suas receitas com ovo mollet, pelos membros da diretoria do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura e Rogério Belzer, e pela diretora da LITERA, Maria Luiza Paiva.



O Prêmio tem como objetivo valorizar a geração de matérias de qualidade que tenham repercussão positiva junto à população. A intenção é premiar o profissionalismo, a mensagem correta, a abordagem positiva e o rigor técnico. Além disso, possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre comunidade científica e público leigo – tendo como mediadores a imprensa –, reconhecendo a responsabilidade da mídia em apresentar as informações corretas, e destacar sua influência na desmistificação do ovo como alimento também estão entre os principais objetivos do Prêmio.



Na ocasião, o Instituto Ovos Brasil aproveitou para prestar uma homenagem especial aos veículos que tiveram atuação de destaque na abordagem do assunto durante todo o ano de 2010. Foram eles: revista Aveworld, revista Avicultura Industrial, programa Bom Dia Campo (Canal Rural), revista Feed&Food, revista Monsanto em Ação, Nosso Programa (RIT TV), programa Dia Dia Rural (Canal Terraviva), e jornal A Hora do Ovo (Bastos).



O Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa é uma iniciativa do Instituto, com articulação estratégica da LITERA – Construindo Diálogos.







I PRÊMIO INSTITUTO OVOS BRASIL DE IMPRENSA

A instituição, que tem entre seus principais objetivos desfazer mitos e informar corretamente a população sobre o OVO, acredita na informação de qualidade e com rigor técnico transmitida pela imprensa. Até dia 15 de setembro o INSTITUTO OVOS BRASIL receberá inscrições para o prêmio, que aceita matérias veiculadas no período de 15 de setembro de 2009 a 15 de setembro de 2010. Poderão se inscrever jornalistas da mídia impressa (jornais e revistas), eletrônica (rádio e TV) e digital (Internet) com matérias e reportagens sobre saúde, segurança alimentar, nutrição, alimentação ou gastronomia, que façam alguma referência ao alimento ovo. O prêmio está dividido, para matérias relacionadas aos temas Saúde, Segurança Alimentar, Nutrição e Alimentação, nas seguintes categorias: Jornal (geral); Revista (geral); Publicação especializada (jornal ou revista); Rádio; Televisão; e Internet - 6 prêmios. Já matérias relacionadas a Gastronomia serão distribuídas nas categorias Impresso (jornal ou revista); Eletrônico (televisão ou rádio); e Digital (internet) – 3 prêmios. Cada uma das nove categorias concederá ao autor da matéria vencedora um troféu e certificado, que serão entregues em cerimônia realizada no dia 6 de dezembro. O INSTITUTO OVOS BRASIL promoverá ampla divulgação do prêmio, em todas as suas fases, especialmente a relação de premiados e respectivas matérias.

O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.ovosbrasil.com.br





SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL



O INSTITUTO OVOS BRASIL - entidade sem fins lucrativos - classificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – ONG (em fase de registro), foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL tem sua atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br). Foi lançado também um site especial para crianças e adolescentes, com informações e atividades adequadas a esse público (www.ovosbrasilteen.com.br).



OVO - Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.









Informações para imprensa



INSTITUTO OVOS BRASIL www.ovosbrasil.com.br

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br

Unidade Relacionamento com Imprensa

Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br

Atendimento: Olívia Acerbi – olivia@litera.com.br

Telefone: 55 11 3673 7270



Dezembro/2010




deseja não receber mais nossos e-mails clique aqui