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MAURICIO DE SOUSA E GRUPO PANINI RENOVAM CONTRATO E CELEBRAM SUCESSO EDITORIAL COM PÚBLICO LEITOR APÓS 4 ANOS DE PARCERIA

MAURICIO DE SOUSA E GRUPO PANINI RENOVAM CONTRATO E CELEBRAM SUCESSO EDITORIAL COM PÚBLICO LEITOR APÓS 4 ANOS DE PARCERIA

O Grupo Panini e a Mauricio de Sousa Produções acabam de renovar contrato, antecipadamente, comemorando o grande sucesso editorial desta parceria, iniciada em 2007. A maior editora de quadrinhos latino-americana no segmento infanto-juvenil, além de empresa líder mundial de colecionáveis e o autor que já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas em mais de 30 países, resolveram renovar este acordo, antes da data prevista - considerando os benefícios gerados tanto para o público leitor de quadrinhos como para o mercado infanto-juvenil nos últimos anos no Brasil. “A história dos quadrinhos no Brasil começou a ser reescrita a partir desta parceria, firmada há quatro anos, na qual temos muito orgulho. Publicar as revistas da Turma da Mônica é como aliar seu maior expertise ao produto mais forte do mercado”, observa o presidente da Panini Brasil, José Eduardo Severo Martins.

"Temos planos para vários novos projetos e também para um significativo crescimento. O fato de termos unido forças com uma editora multinacional abre espaço para possibilidades incríveis", observa Mauricio de Sousa. “A prova do quanto valorizamos Mauricio de Sousa é o fato de termos assinado um contrato de longa duração, que se estenderá até a próxima década", enfatiza o presidente da Panini Brasil, que confirma a estratégia da empresa de fortalecer sua atuação no mercado nacional e internacional com os títulos do Mauricio de Sousa.

Em 2007, com a chegada de Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica ao Grupo Panini, consolidou-se uma das mais expressivas parcerias editoriais do mundo. Alguns números do projeto: já em 2007, com a publicação das revistas da Turma da Mônica, registrou-se um crescimento de mais de 25% nas vendas avulsas (bancas e supermercados) frente ao ano anterior, 2006. Naquele mesmo ano, em circulação, o Grupo Panini saiu de uma participação no mercado infantil de apenas 2% - registrado até 2003 - para cerca de 50% o que representou uma tiragem de cerca de 16 Milhões de exemplares produzidos naquele ano entre revistas mensais, almanaques bimestrais, fora dezenas de outras revistas temáticas e as especiais.

No geral, dos produtos a circulação paga (volumes) cresceu mais de 30% entre 2007/2008, sem considerar Turma da Monica Jovem. Em 2008, obtém-se excelentes resultados com os produtos clássicos da Turma da Mônica e foco em lançamentos de uma série de outros títulos como a Coleção Histórica, Tiras Clássicas da Turma da Mônica, Saiba Mais, Coleções Temáticas, Especiais, livros entre outros. A Panini fecha o ano de 2008 com uma tiragem mensal total dos produtos Mauricio de Sousa de cerca de 2 milhões de exemplares e a publicação de mais de 30 revistas da Turma da Mônica. Em 2009, o foco foi o lançamento dos card games da TMJ e novos lançamentos na linha estilo mangá para o público jovem como a revista mensal da Tina. Com isso, 2009 registra um crescimento de mais de 80% em volumes frente a 2007.

Atualmente, A Panini publica cerca de 50 títulos com os personagens da Turma da Mônica, atingindo uma produção média de 2,2 milhões de exemplares por mês, e participação de mais de 80% do mercado de quadrinhos infantis. “São números excepcionais após vários anos de estagnação do segmento”, comenta Martins. “Atingiremos em 2010 a marca de 27 milhões de exemplares produzidos com destaque especial para assinaturas que representa mais de 1/3 desse volume” (dados de faturamento da filial brasileira não são divulgados por política da empresa; a única informação disponível é que o Grupo faturou em 2009, em euros 620 milhões).

Turma da Mônica Jovem : fenômeno editorial

Em 2008, durante a Bienal de São Paulo, foram lançados os quadrinhos da Turma da Mônica Jovem. A recepção desse projeto pelos leitores foi acima de qualquer expectativa: a Turma da Mônica Jovem completa dois anos. Neste período, os adolescentes Mônica, Cebola, Magali e Cascão rapidamente conquistaram gerações e adquiriram fãs por todo País. O sucesso levou a publicação a se tornar o maior sucesso editorial da área nas últimas três décadas. O lançamento da Turma da Mônica Jovem em estilo mangá (linha editorial de quadrinhos japoneses), iniciando com uma tiragem de 340 mil exemplares e chegando a picos de tiragem de quase 500 mil exemplares impressos (edição número 4). Em 2010, a Turma Monica Jovem chega à edição numero 27. “Apesar de focarmos adolescentes o público é variado. São leitores que já conhecem os personagens clássicos, porém procuram algo mais inovador e atual”, observa Mauricio de Sousa. Em 2010, somente atiragem anual da Turma da Mônica Jovem superará a casa dos 5 milhões de exemplares produzidos.

Comunicação & Marketing e Distribuição

“Chegamos a todos esses resultados por meio de um projeto conjunto e muito consistente de reformulação editorial, marketing e estrutural - na produção de capas, a equipe de Mauricio de Sousa passou a aplicar um cenário ao estilo artístico dos desenhos animados; na impressão, houve melhora na qualidade do papel e na aplicação de cor especial nos títulos de linha (Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, Turma da Mônica – Uma Aventura no Parque e Ronaldinho Gaúcho)”, comenta o diretor Comercial e de Marketing da Panini, Márcio Borges. “Nosso foco é aumentar a gama de produtos e atingir um público cada vez maior. Aliar investimento em ações nos canais de vendas tradicionais - como bancas e assinaturas, além de abrir frentes na comercialização em supermercados, livrarias, internet, comic shops e vários outros pontos alternativos – com uma estratégia de marketing diferenciada, atingindo o público de forma lúdica, divertida e eficiente. Conscientizando-o da importância do hábito de leitura e da diversão saudável.”

“Do ponto de vista de conteúdo, temos exclusividade para quadrinhos da Turma da Mônica. Cada personagem tem uma característica marcante que envolve as crianças, jovens e adultos, como o carisma da Mônica, a valentia do Cebolinha, a doçura da Magali e por aí vai. Por essa razão, existe uma identificação única entre personagens e leitores. Turma da Mônica é sinônimo de "primeira leitura", de conteúdo familiar, de respeito a valores éticos em nossa sociedade, com personagens 100% nacionais. Tudo isso aliado a um roteiro de histórias interessantes, portfólio de produtos com abrangência de público e a sempre presença do Mauricio de Sousa, fazem o diferencial na relação com os leitores.”, completa Borges.

Sobre Mauricio de Sousa

Em 2009, Mauricio de Sousa completou 50 anos de carreira.Esse sucesso pode ser traduzido em alguns números e marcas que demonstram o quanto o principal nome do quadrinho brasileiro conquistou nesses anos de trabalho.

· Mais de um bilhão de revistas publicadas
· Mais de 200 personagens criados
· Mais de mil músicas criadas para a Turminha
· Mais de 2,5 mil itens de produtos licenciados
· Personagens publicados em diversos idiomas e países
· O maior estúdio de quadrinhos do Brasil
· A revista de quadrinhos mais vendida no Brasil
· Com a Turma da Mônica Jovem, conquistou o maior sucesso editorial da área nos últimos 30 anos
· Site da Turma da Mônica possui marca de 60 milhões de pageviews/mês
· Site Máquina de Quadrinho: primeiro editor de quadrinhos online do Brasil, no qual foram criadas 250 mil histórias em 6 meses


Sobre a PANINI

O Panini Group, fundado há quase 50 anos em Módena - Itália, com subsidiárias em países da Europa, América do Norte e América Latina, é líder mundial no setor de colecionáveis e a multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina com exportação para mais de 110 países. Publica desde 1961 álbuns de figurinhas de futebol e adquiriu direitos exclusivos para a coleção oficial World Cup 2010 e 2014 - FIFA. No Brasil, com sede em Barueri - São Paulo, a empresa iniciou suas operações em 1989 e é lider em seus segmentos de atuação.

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Dezembro/2010



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