a a a
>> voltar
 
 

SESC SP LEVA EFERVECÊNCIA CULTURAL DA INSTITUIÇÃO PARA 20º BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO 2008

Um espaço na forma de uma gigantesca estante de livro, projetado para acolher uma arena de eventos para 50 pessoas, livraria e um amplo ambiente para o visitante desfrutar da efervescência cultural do SESC SP, abrigará lançamentos das Edições Sesc SP e cerca de 50 eventos culturais.

As Edições SESC SP - importante referência em publicações culturais no País - marcam presença na 20ª Bienal Internacional do Livro 2008 (14 a 24 de agosto, em São Paulo) com o lançamento de cinco novos títulos: Pod Minoga - A arte de brincar no palco sem pedir licença – Silvia Fernandes (teatro); Tokyogaqui - Um Japão imaginado – Christine Greiner, Ricardo Muniz Fernandes (arte e cultura); Fotografia de palco – Lenise Pinheiro (arte); Dos escombros de Pagu - Um recorte biográfico de Patrícia Galvão - Tereza Freire (biografia) e Psicologia cultural da mídia - Giuseppe Minini (psicologia) (* informações completas sobre autores e sinopses, abaixo). O estande das Edições SESC SP que abrigará os lançamentos - com uma área de 230 metros quadrados – recria toda a atmosfera cultural das unidades SESC SP por meio de debates, shows, palestras, encontros com os autores nas noites de autógrafos e uma extensa programação cultural.

“As Edições SESC SP editam publicações formuladas a partir do desdobramento de projetos desenvolvidos pelo SESC SP como exposições, ciclos de debates etc. São títulos que abrangem também as áreas de artes, esportes, ciências sociais, educação e filosofia.”, assinala Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo. Assim, nada melhor do que reproduzir, na Bienal, o ambiente do SESC SP transformando o espaço num local de atrações para professores, estudantes, autores, agentes literários, além de gestores de bibliotecas, livreiros, editores e outros profissionais do mercado cultural. Estão programados para acontecer durante o período da feira 47 eventos, abertos ao público. (* informações completas abaixo)

A programação do SESC SP - elaborada especialmente para o público freqüentador da Bienal - acontecerá em meio a um cenário elaborado e assinado por Marcio Medina. Cenógrafo e figurinista, Medina é colaborador constante de várias companhias e um dos diretores de arte mais requisitados em São Paulo a partir de 1990. Entre suas principais realizações como diretor de arte está a cenografia e os figurinos do espetáculo Amleto - Na Carne o Silêncio - versão da Compagnia Laboratorio di Pontedera (Itália) para "Hamlet", de William Shakespeare (1564-1616).

De acordo com o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, a democratização da cultura é um dever institucional do SESC. “A cultura é essencial à melhoria da qualidade de vida, à promoção social do indivíduo e da comunidade; nesse sentido, um espaço como este do SESC SP na Bienal do Livro, com esta diversidade de atividades ligadas à leitura é um instrumento de incremento ao conhecimento, ao saber, à cultura.” define Danilo Miranda.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo - organizada pela Câmara Brasileira do Livro - é considerada um dos maiores eventos mundiais do setor editorial. Em sua 20ª edição, os números mostram a grandiosidade do evento: são 350 expositores nacionais e estrangeiros, 60 mil metros quadrados, trazendo mais de 900 selos editoriais, com expectativa de público de 800 mil pessoas nos 11 dias da feira. E o SESC SP, em sua segunda participação na Bienal, orgulha-se em somar seus números a estes.





Serviço:

20a BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Estande SESC SP – F/G av.02/av.03
Data: de 14 a 24 de agosto de 2008
Horário: das 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do
Anhembi – São Paulo – SP

LANÇAMENTOS:

Pod Minoga A arte de brincar no palco sem pedir licença - Silvia Fernandes
Gênero: Teatro
Sinopse: O livro resgata a história, o processo de criação e a estética do grupo originado na década de 1970. Destaque para a produção coletiva e a junção que o grupo fazia entre as artes plásticas e o teatro.
DATA E HORÁRIO: 18/08 - 20h - estande SESC SP

Tokyogaqui Um japão imaginado - Christine Greiner, Ricardo Muniz Fernandes
Gênero: Arte e Cultura
Sinopse: Confrontando a cultura tradicional e o universo pop japonês, o livro aborda o encontro nipônico com o Brasil e o Ocidente e seus processos de influências e trocas culturais.
DATA E HORÁRIO: 19/08 - 20h – estande SESC SP

Fotografia de Palco– Lenise Pinheiro
Gênero: Fotografia
Sinopse: Dividida em camarim, ensaios, figurinos, cenários, iluminação e cenas, a obra registra espetáculos dos principais encenadores brasileiros e internacionais, realizados nos 25 anos de carreira da autora.
DATA E HORÁRIO: 20/08 - 20h – estande SESC SP

Dos escombros de Pagu Um recorte biográfico de Patrícia Galvão - Tereza Freire
Gênero: Biografia
Sinopse: Personagem da vida cultural e política de São Paulo, a jornalista, integrante do movimento antropofágico e militante comunista Patrícia Galvão tem sua vida contada a partir de correspondências, poemas e artigos de jornal.
DATA E HORÁRIO: 21/08 - 20h – estande SESC SP

Psicologia cultural da mídia - Giuseppe Minini
Gênero: Psicologia da mídia
Sinopse: Estudo sobre as manifestações da mídia e sua capacidade de influenciar leituras e interpretações da realidade. A obra atualiza e aprofunda a discussão da sua influência ou representação na sociedade.
(não haverá autógrafos)





EVENTOS:

Local Data/Horário Evento Descrição do evento

Estande SESC SP 14-08/16h Fazer literário: Marçal Aquino
Encontro com o jornalista, escritor e roteirista de filmes como O invasor, Crime Delicado, Cão sem Dono e O Cheiro do Ralo.

Estande SESC SP 14-08/18h Tertúlia TV: Kafka - poeta em mundo sem poema
Com Juliano Pessanha
Lançamento de programa com presença dos curadores Tiago Novaes e Carolina Carrijo. Exibição de programa em que o escritor Juliano Pessoa comenta Kafka.

Estande SESC SP 14-08/20h Debate: Educação não-formal Com Fanny Abramovich, Margareth Brandini Park e Carlos Rodrigues Brandão
O tema será discutido a partir de questões relacionadas aos espaços e tempos de sociabilidade do indivíduo. Mediação de Ilona Hertel.

Estande SESC SP 15-08/14h Fazer literário: Daniel Munduruku
Encontro com o autor de Coisas de Índio e Contos Indígenas Brasileiros, Daniel Munduruku é graduado em Filosofia e doutorando em educação na USP.

Estande SESC SP 15-08/16h Cartografia literária: As zonas de exclusão do mercado literário e o papel da internet
Heloísa Buarque de Holanda, Raimundo Carrero e Fabrício Carpinejar discutem o papel da internet no fortalecimento e fomento da literatura.

Estande SESC SP 15-08/18h Teatro: Memória do mundo
Com direção de Élcio Nogueira e texto e interpretação de João Paulo Lorenzon, a peça conta uma noite na vida de Jorge Luis Borges. Duração: 30min

Estande SESC SP 16-08/12h De quem é essa história: O sítio de Lobato
Na contação de história da Cia. Polichinelo, a viagem pelo mundo fantástico do Sítio do pica-pau amarelo e suas personagens: Narizinho, Emília...

Estande SESC SP 16-08/14h Tertúlia TV: Vozes do deserto, a arte de narrar - Juan Rulfo por Nélida Piñon
Exibição de programa em que a premiada autora de Vozes do Deserto, em rara apresentação, conversa sobre a obra narrativa Pedro Páramo.

Estande SESC SP 16-08/16h Com a palavra: Nélida Piñon
A autora encontra o público para conversar sobre sexualidade e erotismo.

Estande SESC SP 16-08/18h Música: Virgínia Rosa
Apresentação com base no próximo trabalho de Virgínia (Baita Negão), que será lançado pelo Selo Sesc, em homenagem a Monsueto.

Estande SESC SP 16-08/20h Debate: Prêmio SESC de literatura
Participam vencedores do Prêmio passado: Maurício de Almeida, de Beijando Dentes, e Sérgio Guimarães, de Zé Mizé, Camarada André: Notícia de Angola.

Estande SESC SP 17-08/12h Fazer literário: Fabrício Carpinejar Encontro com o sociólogo especializado em Psicologia de Desenvolvimento, que se dedica exclusivamente à literatura, tendo publicado mais de 50 livros.

Estande SESC SP 17-08/14h Tertúlia TV - O homem desativado: João Gilberto Noll por Fabrício Carpinejar
Exibição de programa em que o poeta, autor de Meu Filho, Minha Filha, conversa sobre João Gilberto Noll, ganhador por cinco vezes do prêmio Jabuti.


Estande SESC SP 17-08/16h Tertúlia - Revisitando Machado de Assis: Moacir Scliar
Encontro com o premiado autor para conversa com o público sobre a obra Os Melhores Contos de Machado de Assis, organizado por Domício Proença Filho.

Estande SESC SP 17-08/18h Música - Cantos de Trabalho
Pocket show com Renata Mattar, Lucilene Silva, Gustavo Finkler e Felipe Dias, baseado no disco Cantos de Trabalho lançado pelo Selo Sesc.

Estande SESC SP 18-08/12h Tertúlia TV - Anjos e quimeras - Procura-se um editor!: Augusto dos Anjos por Ana Miranda
Exibição do programa em que a autora de Boca do Inferno debate a poesia híbrida do paraibano Augusto dos Anjos.

Estande SESC SP 18-08/14h De quem é essa história: A escola de Cazuza
Na contação de histórias com a Cia. Polichinelo, o público é convidado a conhecer a vida e a obra do escritor Viriato Corrêa, autor de Cazuza.

Estande SESC SP 18-08/16h Com a palavra: Ignácio de Loyola Brandão
O autor conversa sobre memória e produção literária.


Estande SESC SP 18-08/18h Hora do Conto
Com Emerson Danesi, Simone Ilesco e César Augusto
Os atores do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc interpretam textos de Moacyr Scliar, Ivan Ângelo, Valêncio Xavier e Márcia Denser.

Estande SESC SP 18-08/20h Lançamento do livro Pod Minoga. A arte de brincar no palco sem pedir licença
Debate com Carlos Moreno, Mira Haar, Silvia Fernandes e Sonia Fontanezi sobre a obra.

Estande SESC SP 19-08/12h Bate papo: Aproveitamento integral dos alimentos. Conduzido por Maria do Céu, pesquisadora da culinária natural há 20 anos e autora de diversos livros, com direito à degustação.

Estande SESC SP 19-08/14h Fazer Literário: Eva Furnari
Encontro com a escritora e ilustradora de infantis como Anjinho e Lolo Barnabé.

Estande SESC SP 19-08/16h Sempre um Papo: Lourenço Mutarelli – Livro "A arte de produzir efeito sem causa"
Bate-papo em que Mutarelli, autor de quadrinhos, ficções e roteiro para teatro, fala sobre seu livro lançado este ano.

Estande SESC SP 19-08/20h Lançamento do livro Tokyogaqui Um Japão imaginado
Debate com Christine Greiner, Marcela Canizo, Ricardo Muniz Fernandes, Emilie Sugai e Dorothy Lenner sobre a obra.


Estande SESC SP 20-08/12h Tertúlia TV - O homem invisível: William Burroughs por Lourenço Mutarelli
Exibição de programa em que o autor de HQs, roteirista e escritor, reflete sobre a obra do beatnik William Burroughs.

Estande SESC SP 20-08/14h De quem é essa história-História de Alexandre
Na narração de histórias da Cia. Polichinelo serão contadas as histórias narradas por Alexandre, um vaqueiro já meio velho, cheio de conversa, que vive no sertão nordestino.

Estande SESC SP 20-08/16h Tertúlia TV- Longe do tempo e do espaço por Guimarães Rosa: Luiz Ruffato
No encontro, Ruffato, autor de Eles Eram Muitos Cavalos, comenta Grande Sertão: Veredas e Sagarana, do mineiro Guimarães Rosa.

Estande SESC SP 20-08/18h Hora do Conto
Com Emerson Danesi, Simone Ilesco e César Augusto Os atores do CPT do Sesc interpretam textos de Luiz Vilela, Marçal Aquino, Nélida Piñon, Luiz Roberto Torero, Luiz Ruffato e Nelson de Oliveira.

Estande SESC SP 20-08/20h Lançamento do livro Fotografia de Palco
Debate com Lenise Pinheiro, Otávio Frias Filho, Nelson de Sá e José Celso Martinez sobre a obra.


Estande SESC SP 21-08/12h Tertúlia TV - O prazer da ficção: Luiz Alfredo Garcia-Roza por Contardo Galligaris
Exibição do programa em que o psicanalista, jornalista e escritor comenta a obra do escritor carioca Garcia-Roza.

Estande SESC SP 21-08/14h Fazer Literário - Menalton Braff
Bate-papo como o autor de À Sombra do Cipreste, vencedor do prêmio Jabuti de 2000.

Estande SESC SP 21-08/16h Debate: Memória da Cidade
Com Heródoto Barbeiro, Elias Thomé Saliba e Boris Fausto
Debate sobre a memória da cidade de São Paulo. Mediação de Andréa de Araújo Nogueira.

Estande SESC SP 21-08/20h Lançamento do livro Dos Escombros de Pagu Um recorte biográfico de Patrícia Galvão
Debate com Tereza Freire, Rudá De Andrade e Cristiane Tricerri sobre a obra.

Estande SESC SP 22-08/12h Tertúlia TV - Nós aqui, nesta lama: Nelson Rodrigues por André Sant’anna
Exibição do programa em que André Sant’anna discute o estilo contundente e ácido do escritor, jornalista dramaturgo autor de A Vida como Ela É.


Estande SESC SP 22-08/14h De quem é essa história: Um urso musical
Na contação de histórias, a vida e obra do escritor Érico Veríssimo contada a partir da vida de uma família de ursos que moram no Bosque Perdido.

Estande SESC SP 22-08/16h Cartografia Literária - Literatura e periferia
Com Ferréz, Paulo Lins, Sérgio Vaz e Marcelino Freire
Aborda a produção de autores que vivem na periferia de grandes cidades e procuram alternativas ao mercado editorial - prescindir é uma delas.

Estande SESC SP 22-08/18h Teatro - Frederico Garcia Lorca: Pequeno, poema infinito

Espetáculo, em que o poeta e dramaturgo espanhol é o personagem central. Criado em 1933, em que ele fala de sua cidade natal, Granada.

Estande SESC SP 22-08/20h Debate: Raízes Errantes
Com Mauro Maldonato
O filósofo italiano Mauro Maldonato investiga a situação psicológica e política do indivíduo contemporâneo a partir de figuras características da atualidade.

Estande SESC SP 23-08/12h Tertúlia TV - Indecifráveis olhos de ressaca - Machado de Assis: Lygia Fagundes Telles
Exibição do programa onde Lygia Telles reflete sobre a obra de Machado de Assis.

Estande SESC SP 23-08/14h Fazer Literário: Ana Maria Machado
Encontro com a autora que tem mais de 100 livros infantis e adultos publicados no Brasil.

Estande SESC SP 23-08/16h Com a Palavra: Maria Colasanti
A autora conversa com o público sobre literatura e relacionamentos.

Estande SESC SP 23-08/18h Música - Iara Renó
Em projeto solo, a cantora da banda DonaZica, apresenta pocket show inspirado em seu disco de estréia Macunaíma Ópera Tupi.

Estande SESC SP 23-08/20h Debate: Futebol de arte e arte do futebol
Com Odir Cunha e José Paulo Florenzano
O futebol como troca contínua e fonte de inspiração para manifestações artísticas, incorporando elementos da dança, música, teatro e cinema. Mediação de Mário Fernandes.
Estande SESC SP 24-08/12h De quem é essa história: Os poemas de Cecília
Na narração de histórias da Cia. Polichinelo, um pouco da vida e da obra de Cecília Meireles.

Estande SESC SP 24-08/14h Bate papo: Aproveitamento integral do alimento
Conduzido por Maria do Céu, pesquisadora da culinária natural há 20 anos e autora de diversos livros, com direito à degustação.

Estande SESC SP 24-08/16h Dança Ensaios no Sertão de Guimarães Rosa O trabalho traz a história de um homem que se muda para uma canoa dentro de um rio e tem sua história narrada pelo filho.

Estande SESC SP 24-08/18h Debate: Educação, ambiente e sociedade
Com Sandro Tonso e Pedro Jacobi
Debate a respeito das causas e conseqüências de ações ecologicamente predatórias.







Sobre Edições SESC SP
As publicações das Edições SESC SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. Destacam-se aí as parcerias com outras instituições, tais como o governo, editoras e ONGs, ampliando os laços entre suas ações e a comunidade. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o SESC SP programou o lançamento de cerca de 20 novos títulos para o ano de 2008, complementando o catálogo construído nos últimos anos e firmando-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país. Vendas também pelo portal www.sescsp.org.br/loja


Informações para imprensa: Edições SESC SP

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270
Agosto/2008