a a a
>> voltar
 
 

ESTUDO REVELA DIFICULDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EM RELACIONAR DIRETRIZES ESTRATÉGICAS DE LONGO PRAZO COM A TOMADA DE DECISÃO

ESTUDO REVELA DIFICULDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EM RELACIONAR DIRETRIZES ESTRATÉGICAS DE LONGO PRAZO COM A TOMADA DE DECISÃO

Visando avaliar a utilização das melhores práticas de gestão estratégica nas organizações brasileiras, o estudo on-line “Evolução da gestão estratégica nas organizações brasileiras – 2010”, realizado pelo terceiro ano consecutivo pela consultoria 3GEN - Gestão Estratégica, apresenta diversas conclusões importantes acerca da estratégia nas organizações. Neste ano, a pesquisa identificou, da base analisada de 290 empresas, que 87% das organizações desenvolveram ou estão em fase de definição de suas diretrizes de longo prazo. Entretanto, mesmo com essa importante evolução na postura dos gestores, conclui-se que muitas organizações ainda apresentam, a exemplo do que foi observado em 2009, grande dificuldade de conectar diretamente a tomada de decisão à estratégia. Este e outros resultados serão apresentados pela 3GEN Gestão Estratégica, no Auditório Strategy Execution Experience, durante a EXPOMANAGEMENT 2010, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em São Paulo.


De acordo com Fábio Fontanela Moreira, sócio-diretor da 3GEN Gestão Estratégica, esta pesquisa é extremamente útil na medida que uma das principais preocupações das empresas é fazer com que a estratégia se transforme em ação. O estudo indica, por exemplo, que há uma preocupante tendência de subutilização pelas empresas de metodologias que auxiliam a execução da estratégia – como é o caso do BSC – Balanced Scorecard. Um dado revelador da pesquisa mostra que aproximadamente 48% das organizações comunicam de forma abrangente a estratégia a seus colaboradores, porém apenas 22% destas organizações comunicam a evolução dos resultados e das decisões de gestão. “Isto mostra que ainda há dificuldade nas empresas brasileiras em relacionar diretrizes estratégicas de longo prazo, execução de estratégias e comunicação, o que faz com que os processos decisórios ainda estejam aquém da prática ideal”, conclui Moreira.



A pesquisa foi fundamentada na observação detalhada dos dados coletados entre outubro de 2009 e setembro de 2010, compreendendo 325 respostas válidas (correspondente a aproximadamente 290 empresas) destacadas de uma amostra total de cerca de 720 acessos ao auto-diagnóstico online acessado pelas empresas no website institucional da 3GEN Gestão Estratégica (www.3gen.com.br). O estudo propõe uma visão comparativa de vários aspectos da execução da estratégia nas organizações e produz um relatório único para cada participante sobre o seu posicionamento em relação ao grau de evolução da gestão estratégica e recomendações de melhorias a serem implementadas.



“Além de revelar a utilização das melhores práticas de gestão estratégica nas organizações brasileiras, as limitações ou barreiras encontradas na aplicação das diversas metodologias que fundamentam a gestão estratégica, o estudo aborda uma grande questão: a aplicação da metodologia BSC - Balanced Scorecard alternativa importante para o efetivo gerenciamento da execução da estratégia”, observa Fábio Moreira.



Aprofundando o estudo nos temas específicos, foi possível observar que, dentre as organizações que responderam ao auto-diagnóstico, e que, portanto, têm algum interesse no tema Gestão Estratégica, apenas 37% têm um modelo de gestão estratégica desenvolvido parcial ou totalmente, ao passo que 30% ainda não está nem mesmo em fase de desenvolvimento. Ou seja, apesar de a execução da estratégia ser considerada um grande desafio, muitas organizações não estão preparadas do ponto de vista do processo de gestão.



Interessante também é observar os dados sobre a adoção do mapa estratégico como modelo para traduzir a estratégia. Do total de respostas, 67% já estão utilizando ou pretendem utilizar o mapa estratégico, sendo 25% da amostra estão desenvolvendo o mapa e 42% já tem o mapa desenvolvido de forma parcial ou total, ou seja, utilizando-se de perspectivas, objetivos, relações de causa-efeito, temas estratégicos e proposta de valor. 54% também não têm metas de longo prazo, e outros 30% estão em processo de desenvolvimento.



SERVIÇO

ExpoManagement 2010

Data: 8 a 10/11/2010

Local: Transamérica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387

Santo Amaro - São Paulo – SP









Sobre a 3GEN GESTÃO ESTRATÉGICA



3GEN: EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NA MEDIDA CERTA



No mercado há apenas cinco anos, a 3GEN já figura como uma das principais empresas de consultoria e educação em gestão estratégica no Brasil, sendo referência no desenvolvimento e implementação da metodologia Balanced Scorecard (BSC). O foco da 3GEN é auxiliar as organizações a vencer as barreiras que se apresentam na execução da estratégia. A equipe da 3GEN já atuou em projetos de consultoria e educação em empresas de diversos setores: farmacêutico, automotivo, químico, petroquímico, energia, celulose e papel, petroquímica, telecomunicações, siderurgia, serviços financeiros, saúde, varejo, distribuição, governo, terceiro setor, entre outros.



Entre seus clientes estão organizações como Ministério Público do Rio Grande do Sul, Ministério Público do Paraná, Ministério Público do Rio de Janeiro, Ministério Público de Tocantins, Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Furnas, Prefeitura Municipal de Cachoerinha, Fundação Ouro Branco, Copasa, Medial, Rede de Hospitais São Camilo, Unimed Santa Bárbara D’ Oeste, Americana e Nova Odessa, Seguros Unimed, OSS Santa Marcelina Hospital Cidade Tiradentes, Capesesp, Banco Mercedes Benz, Itaú-Unibanco, BANDES (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo), Grupo Gerdau (Aços Longos, AçoMinas, Sidenor Aceros Especiales, SiderPeru), FIEP, SESI, IEL, SIKA, FIEP, Glaxo, Orbitall, Abbott, Nova Piramidal, Terex, Voith Siemens, Albras, Marangoni, MRS Logística, Fiat, Altec e Produban.





Sócios da 3GEN:



Fábio Fontanela Moreira



É especialista em execução de estratégias. Acumula mais de dez anos de experiência no setor, com consultoria em projetos de Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, Gerenciamento de Projetos e Estruturação e Viabilização de Negócios. Sua atuação contemplou empresas dos setores público e privado e instituições sem fins lucrativos. Moreira ainda é conferencista e ministra palestras para o IBC – International Business Communications e para o IIR – Institute for International Research. O profissional é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Trevisan Escola de Negócios.



Luiz Gustavo Sedrani



Atuando em consultoria desde 1997, é responsável pelo desenvolvimento de projetos de Redesenho de Processos e Reestruturação Organizacional, Planejamento e Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, Gerenciamento de Projetos e Viabilização Técnica-Econômica de Projetos e Soluções Tecnológicas, com trabalhos realizados para organizações públicas e privadas e instituições sem fins lucrativos. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).



Roberto Campos de Lima



É consultor de empresas desde 2000, tendo vivenciado a implementação de projetos de planejamento estratégico, construção e implementação do Balanced Scorecard e arquitetura organizacional em empresas de setores como celulose e papel, petroquímica, telecomunicações, siderurgia, serviços financeiros, educação, saúde, varejo, distribuição, governo, terceiro setor, entre outros.

Lima iniciou sua carreira em empresa de tecnologia da informação, onde atuou por vários anos nas áreas de produtos, marketing e planejamento estratégico. É graduado em Propaganda e Marketing e MBA pela FAAP & The University of New Mexico (Anderson Schools of Management).



Lawrence Missipo

Sócio-Diretor da 3GEN, é especialista em estratégia e atua como coach de executivos. Possui mais de 10 anos de experiência em consultoria relacionada a Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, Gestão de Projetos e Portfólio de Projetos, com atuação no Brasil e no exterior, atendendo organizações dos setores público e privado. É palestrante internacional e instrutor em eventos sobre Estratégia e Gestão de Portfólio de Projetos em ambientes de negócios dinâmicos. É graduado em Gestão de Empresas pela Universidade de Brasília e possui MBA pela University of Toronto – Rotman School of Business. É certificado em Gestão de Portfólio de Projetos e Gestão de Projetos pela Standford University School of Engineering.





Informações para imprensa – 3GEN GESTÃO ESTRATÉGICA:



Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br

Unidade Relacionamento com Imprensa

Maria Luiza Paiva:luiza@litera.com.br

Atendimento: Olívia Acerbi – olivia@litera.com.br

Telefone: (11) 3673-7270



Novembro/2010