a a a
>> voltar
 
 

O SUL EM CIMA, NOVO PROGRAMA DA RÁDIO USP, DESVENDA A CULTURA SUBTROPICAL DO BRASIL


O SUL EM CIMA, NOVO PROGRAMA DA RÁDIO USP, DESVENDA A CULTURA SUBTROPICAL DO BRASIL



Kleiton Ramil apresenta semanalmente, em programa de uma hora de duração, músicas, textos, entrevistas e outros elementos que tragam ao grande público as mais diversas criações artísticas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e até da Argentina e Uruguai. O programa vai ao ar aos domingos, às 15h.

O Sul em cima – novo programa da Rádio USP – apresentado por Kleiton Ramil, chega com a proposta de difundir a cultura do sul do Brasil. O programa vai ao ar aos domingos, às 15h, e pode ser ouvido na Rádio USP FM 93,7 MHz, cidade de São Paulo, na 107,9 Rádio USP Ribeirão Preto, e em todo planeta através da internet, no site www.radiousp.usp.br.

A seleção de repertório será eclética, passando por vários estilos, tendências e épocas da música popular e instrumental indicando uma ampla região de cultura multifacetada, mas com elementos comuns, onde são encontradas influências da cultura portuguesa, afro, espanhola, italiana, alemã entre outras. Hoje o caldeirão criativo do sul ferve, sem perder o “sotaque”, somando suas origens às influências da música de todo planeta.

Haverá espaço reservado no programa aos novos compositores, às novas tendências, assim como aos consagrados e autênticos representantes da cultura sulista, desde as gerações mais antigas até os artistas atuantes no cenário nacional. Tanto o folclore com experiências exóticas de pesquisas musicais como resultantes da fusão experimental de estilos terão sua vez. Ou seja, é um programa aberto à voz do sul, buscando dividir a riqueza e amplitude das expressões culturais que vem embaladas pelo minuano, generosamente distribuídas em todas as direções da rosa dos ventos.

O sul do Brasil engloba não só o prolífico grupo de artistas do Rio Grande do Sul, como também aqueles que se originam de regiões próximas a esse estado e que conjugam o mesmo dialeto cultural, os mesmos costumes e cultivam atitudes sócio-culturais semelhantes ou complementares. Podemos destacar os estados de Santa Catarina, Paraná e os países vizinhos Argentina e Uruguai.

Percebendo a necessidade de criar um elo objetivo da rica cultura oriunda dessas regiões, com o centro do país, a Rádio USP, que faz história na divulgação e preservação do que há de melhor na cultura brasileira, abraçou esse projeto onde serão apresentados por Kleiton, durante uma hora de programa, músicas, textos, entrevistas e outros elementos que tragam ao grande público as maravilhosas criações artísticas do sul.




Sobre Kleiton
Kleiton Ramil é um artista de muito prestígio no Brasil e no exterior. Desenvolve projetos como compositor, violinista, cantor e arranjador. Já ultrapassou a marca dos 1000 espetáculos na cena brasileira e no exterior. Suas composições são muito conhecidas e se tornaram grandes sucessos na interpretação do duo que forma com seu irmão, ‘Kleiton & Kledir’ e na de outros célebres interpretes como Mercedes Soza, Simone, MPB4, Fafá de Belém, Emílio Santiago, Grupo Crase, Vitor Ramil, entre outros. Na área da educação, Kleiton é mestre em composição (eletroacústica), pós-graduação concluída em 2003 na Escola de Musica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é professor de música (violino, violão, piano, técnica vocal, teoria musical, estruturação harmônica, arranjos musicais) desde 1993, quando voltou da França onde deu continuidade a seus estudos de composição e regência, na Universidade Paris VIII à Saint Denis, iniciados na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).


SERVIÇO
USP FM 93.7 (SP) / 107,9 Rádio USP Ribeirão Preto / www.radiousp.usp.br
O Sul em cima
Apresentação: Kleiton Ramil
Colaboradores: Emílio Pacheco, Roseli Montero e Ângela Martins.
Estréia: 08/08/2010
Domingos, 15h00
Duração: 1 hora


Informações para imprensa:
Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270
Julho/2010