a a a
>> voltar
 
 

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL APRESENTA AS EXPOSIÇÕES “CRAQUES DO CARTUM NA COPA”, EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO: O ‘CRAQUE’ BUSSUNDA SERá HOMENAGEADO

CREDENCIAMENTO - SÃO PAULO - IMPRENSA
EVENTO FECHADO PARA CONVIDADOS E IMPRENSA ABERTURA DIA 1º DE JUNHO, TERÇA-FEIRA, ÀS 20 HORAS

(para cobertura, credenciamento deverá ser realizado até segunda-feira, dia 31 de maio, segunda-feira, 18 horas, pelo e-mail luiza@litera.com.br - com nome completo, RG e veículo)


CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL APRESENTA AS EXPOSIÇÕES “CRAQUES DO CARTUM NA COPA”, EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO

As exposições ocorrem simultaneamente nos Centros Culturais Banco do Brasil São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de 2 de junho e 8 de junho de 2010, respectivamente, com entrada gratuita, durante a Copa do Mundo da África do Sul; o ‘craque’ Bussunda será homenageado


Legenda: Bussunda, no traço de JAL

“Craques do Cartum na Copa é dedicada a um cara que não era nenhum craque, apesar de ser apaixonado por futebol, e que também não desenhava nada, apesar de saber tudo de humor: Bussunda, que há quatro anos saiu de campo. Justamente durante o último Mundial, evento sempre ansiosamente aguardado por ele.
Helio de la Peña
Integrante da equipe Casseta & Planeta e torcedor de carteirinha do Tabajara Futebol Clube

PRESS RELEASE
Entram em campo os craques do time dos cartunistas para mostrar todo o encanto que o humor gráfico empresta ao tema Copa do Mundo. O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta as exposições CRAQUES DO CARTUM NA COPA – que serão abertas ao público a partir de 2 de junho de 2010 (até 18 de julho) em São Paulo e a partir de 8 de junho (até 11 de julho) no Rio de Janeiro. Trata-se de duas exposições, com entrada franca, de artes gráficas - cartum, charge e caricatura - sobre o futebol e sua influência na cultura brasileira. Para tanto, foram selecionados onze artistas renomados da área, que cederão obras originais para exposição.
As duas exposições buscam resgatar, divulgar e promover a influência do futebol na cultura brasileira e envolverão verdadeiros mestres do traço nacional e que fizeram história junto ao futebol retratando esportistas, situações da seleção e a explosão popular nas copas do mundo. Cada um apresentará, em cada exposição, cinco trabalhos originais, já consagrados e/ou inéditos, cujo foco central será o futebol e a Copa do Mundo. Entre eles, nada menos que Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo. São onze feras que fizeram e fazem a história da Copa ficar mais alegre e criativa. Os originais trarão caricaturas de jogadores antigos, charges de momentos históricos e até originais inéditos, como o personagem Dieguito que Mauricio de Sousa desenvolveu para Maradona e nunca foi publicado.
O técnico da equipe (curador) é o cartunista e jornalista JAL – José Alberto Lovetro - presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil com mais de 30 anos de carreira. “São onze super cartunistas que formam um timaço”, observa JAL. integrante. A exposição terá um catálogo completo com as imagens e trará um texto de apresentação do Hélio de la Peña - integrante da equipe Casseta & Planeta - que fala sobre o Bussunda, junto com uma ilustração do JAL feita na cobertura da Copa 2006 ao vivo pelo blog www.jalcartoon.nafoto.net. “Torcedor fanático do bom futebol e do humor de qualidade, figura física que chegava a se assemelhar a uma caricatura ambulante, Bussunda arrancava gargalhadas mesmo parado numa fila de banco”, nas palavras de Helio de la Peña.
“Desde 1994, esta é a primeira Copa que o Brasil não verá Bussunda tirando sarro dos cabeças de bagre que disputam o Mundial. É a primeira Copa que o treinador da seleção canarinho não será zoado por ele. Mas as toupeiras do nobre esporte bretão não terão motivo para respirar aliviadas. Ao primeiro vacilo, sabem que serão alvo da crítica fina, inteligente e sacana desse time de feras do humor brasileiro.”, comenta o humorista.
A cenografia é de Jefferson Candotti. Os desenhos da torcida são do cartunista Carvall. A cenografia vai simular um campo de futebol com gramado e torcida. Os convocados pelo Dunga para a seleção principal também estarão em caricaturas (feitas por JAL) de corpo inteiro e tamanho natural para que os visitantes possam fotografar ao lado deles.
“Esta exposição visa reconhecer e valorizar o talento e a criatividade de nossos artistas gráficos que, assim como o nosso futebol, são respeitados em todo o mundo.”, Observa Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo.

Para o diretor do CCBB Rio de Janeiro, Marcos Mantoan, “durante os próximos meses, o País fica voltado para a Copa do Mundo de Futebol. O CCBB, como espaço de reflexão e debate, neste momento de grande envolvimento com o esporte, oferece ao público a oportunidade de apreciar também o futebol fora do que acontece entre as quatro linhas, apresentando criações artísticas e discutindo a cultura do jogo e suas implicações. Além da divertida exposição Craques do Cartum e da montagem de telão para a exibição dos jogos para os visitantes, também realizamos a série de debates Brasil, Futebol e Livros e a mostra cinematográfica Futebol de Primeira!. É o CCBB de amarelo, azul e verde, torcendo pela nossa Seleção.”

A mostra tem patrocínio do Banco do Brasil e realização do Centro Cultural Banco do Brasil.

SOBRE A EXPOSIÇÃO: CRAQUES DO CARTUM ENTRAM NO CLIMA DA COPA
Os desenhos serão afixados em painéis expostos a frente de um ploter, com efeito gráfico de torcida nas arquibancadas de um estádio. O som ambiente terá reações de torcidas de futebol. Cada autor terá uma pequena biografia o situando diante dos desenhos escolhidos. A entrada da exposição será entre as traves de futebol onde a cortina é a rede e o chão será acarpetado simulando o gramado. Entre os painéis ficam as caricaturas dos jogadores da atual seleção brasileira.
Workshop
COMO UTILIZAR O HUMOR GRÁFICO E QUADRINHOS NA SALA DE AULA
Um workshop sobre como utilizar o humor gráfico e quadrinhos em sala de aula será realizado pelo cartunista e jornalista José Alberto Lovetro (JAL) em cada Centro Cultural do Banco do Brasil - em São Paulo, no dia 12 de junho das 10h30 às 13h30 e no Rio de Janeiro, em 8 de junho, horário a definir. O profissional apresentará na prática o uso dos cartuns e quadrinhos como ferramenta de ensino para professores, pesquisadores e agentes educacionais. Baseado em experiências práticas em escolas, o cartunista garante que quem assistir ao workshop sairá desenhando, mesmo que não saiba fazê-lo. Classificação indicativa: 16 anos.

FICHA TÉCNICA

Curadoria - José Alberto Lovetro (JAL)
Assistente de curadoria : Cibele Hasegawa
Produtores: Benedito Nicolau e JAL
Produtores assistentes RJ: Ricky Goodwin e Ana Pinta
Assistente de Produção: Raphael Santana
Designer Gráfico do catálogo: Gualberto Costa
Designers expográficos: Jefferson Duarte e Yara Candotti
Assessoria de Imprensa: Lítera Assessoria de Imprensa
Projeto de iluminação: Marcos Franja (SP) e Valmyr Ferreira (RJ)
Produção som ambiente: Paulo Garfunkel
Montagem: Candotti Cenografia
SERVIÇO

CCBB São Paulo: 01 de junho a 18 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h.

CCBB Rio de Janeiro: 7 de junho a 11 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h.

Entrada gratuita.

Centro Cultural Banco do Brasil – SÃO PAULO
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB). Informações: (11) 3256-8935

Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Centro Cultural Banco do Brasil – RIO DE JANEIRO
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Informações: (21) 3808-2020
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_rj

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Livraria da Travessa // Cafeteria // Restaurante Brasserie Brasil

Informações para imprensa

Assessoria de Imprensa CCBB São Paulo:
Camila Val – (11) 3113-3623 – camila.val@bb.com.br
Eduardo Vasconcelos – (11) 3113-3628 – eudu@bb.com.br

Assessoria de Imprensa CCBB Rio de Janeiro
Sueli Voltarelli – (21) 3808-2323 – svoltarelli@bb.com.br

Assessoria de Imprensa da exposição Craques do Cartum na Copa:
Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673-7270







Maria Luiza Paiva
(55 11) 3673 7270
www.litera.com.br
Rua Tanabi, 287 casa 2
Perdizes São Paulo - SP
05002-020