a a a
>> voltar
 
 

JORNAL DIÁRIO DE S. PAULO TRAZ JOÃOSINHO TRINTA PARA SAMBÓDROMO DE SÃO PAULO

JORNAL DIÁRIO DE S. PAULO TRAZ JOÃOSINHO TRINTA PARA SAMBÓDROMO DE SÃO PAULO

Carnavalesco vai presidir o júri do Troféu Nota 10, tradicional premiação criada pelo DIÁRIO DE S. PAULO para o carnaval paulistano; Joãosinho Trinta estará no camarote do DIÁRIO DE S. PAULO, no Anhembi, na sexta-feira e sábado, dias 12 e 13, comandando o novo time de jurados do Troféu Nota 10 que será entregue em festa fechada no próximo dia 9 de março, em São Paulo.

Joãosinho Trinta, presidente de honra do júri do Troféu Nota 10

O jornal DIÁRIO DE S.PAULO – adquirido recentemente pelo GRUPO TRAFFIC – traz Joãosinho Trinta ao sambódromo do Anhembi, em São Paulo, na sexta-feira, 12, primeiro dia do desfile das escolas de samba do Grupo Especial, como presidente de honra do júri do Troféu Nota 10, prêmio carnavalesco que é promovido pelo jornal e está em sua 12ª edição.

Joãosinho Trinta comanda, direto do camarote do DIÁRIO DE S. PAULO no sambódromo, o time de jurados, que foi totalmente reformulado e neste ano é composto por profissionais da área e pesquisadores de universidades, buscando uma visão mais técnica do desfile. A mudança do júri e o aval da maior autoridade do Carnaval reforçam a credibilidade da competição, que já se tornou tradição em São Paulo e, longe de concorrer com a premiação oficial, se caracteriza como um incentivo a mais ao samba na capital paulista.



O carnavalesco, autor de enredos inesquecíveis e referência quando o assunto é samba, anuncia que 2010 será sua despedida dos sambódromos, e se declara emocionado com a oportunidade de presidir o júri do Troféu Nota 10: “Eu vi o crescimento do Carnaval de São Paulo e sempre acreditei que a cidade ia mostrar um grande espetáculo como tem agora. Para mim é uma honra enorme ajudar a reconhecer o talento dos sambistas paulistanos”, diz Joãosinho Trinta.


Estatueta do Troféu Nota 10, criada há mais de dez anos pelo escultor Nelson Rocco para o prêmio

O jornal DIÁRIO DE S. PAULO promove o Troféu Nota 10 desde 1999, premiando anualmente as melhores escolas do Grupo Especial e também do Grupo de Acesso. Os prêmios principais são Enredo, Fantasia, Intérprete, Alegoria, Samba-enredo, Evolução, Harmonia, Comissão de Frente, Bateria, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Para cada um destes quesitos, há um jurado. O prêmio mais cobiçado é o de Melhor Escola, decidido em conjunto pelo júri, que neste ano contará com o aval de Joãosinho Trinta. A premiação reconhece ainda a melhor Ala das Baianas, Velha-Guarda, Sambista Nota 10, Ala das Crianças, Carnavalesco e Rainha da Bateria. O Grupo de Acesso é premiado pela Melhor Bateria, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, além do melhor Samba-Enredo.



O time de jurados, que após 11 anos teve uma mudança significativa por iniciativa do DIÁRIO DE S. PAULO, tem entre seus nomes o músico, cantor e compositor Leandro Lehart, que vai julgar o quesito Samba-Enredo, e Nanci Fragiotti, que coordenou os desfiles em São Paulo entre 1990 e 1992 e hoje é pesquisadora sobre o tema.



O Troféu Nota 10 começa no camarote do DIÁRIO DE S. PAULO no Anhembi, nos dias 12 e 13, com a análise das escolas pelos jurados. No domingo, dia 14, são apurados os resultados, e o anúncio dos vencedores é publicado no DIÁRIO DE S. PAULO da terça-feira, 16. O prêmio finaliza com a entrega das estatuetas no início de março, em uma grande festa organizada pelo jornal, com a presença de grandes nomes do carnaval paulistano, além do júri independente e convidados.

NOVOS JURADOS E QUESITOS



Comissão de Frente

Valéria Cano Bravi

Pesquisadora de técnicas corporais, processos de criação, dramaturgia coreográfica e história da dança. É coordenadora do curso de dança da Universidade Anhembi Morumbi. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Petrobrás – Memória das Artes/2006



Evolução

André Toffani

É coreógrafo, dançarino e professor. Proprietário da academia André Toffani Danças, especializada em dança de salão. Fez cursos no exterior de dança moderna e expressão corporal. Faz coreografias para programas e comerciais de televisão



Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Kátia Agg

Formada em educação física, é professora e pesquisadora de dança na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. No mestrado, escreveu sobre técnicas de construção de personagens para bailarinos.



Harmonia

Nanci Frangiotti

Formada em administração de empresas, produtora de eventos e pesquisadora sobre o Carnaval paulistano. É mestre no tema pela Universidade de São Paulo e o Centro Universitário Ibero-Americano. Foi coordenadora dos desfiles das escolas de samba e blocos de São Paulo de 1990 a 1992.



Bateria

Emílio Martins

Baterista e percussionista, é formado pelo Conservatório Carlos Campos, de Tatuí. Já trabalhou com diversos artistas, entre eles Ana Carolina, Milton Nascimento e Luís Melodia. Foi fundador da banda Mandinga. Participou de shows e festivais pela Europa como percussionista.



Samba-Enredo

Leandro Lehart

Músico, cantor, compositor, produtor, arranjador e escritor. Foi vocalista do grupo Art-Popular. Tem mais de 300 músicas gravadas. Atualmente, prepara o lançamento de um CD com os sambas-enredos que fizeram história no Carnaval de São Paulo.



Intérprete

Alessandro Dozena

Formado em geografia e música. Concluiu, recentemente, doutorado na Universidade de São Paulo, com a tese “As territorialidades do samba na cidade de São Paulo”. Já tocou percussão em orquestra sinfônica e, atualmente, integra o Núcleo Orgânico Performático (NOP).



Enredo

Fábio Gomes

Redator publicitário e produtor cultural. Também é editor de livros e produz teatro e espetáculos musicais. É autor do livro “O Brasil é um luxo – Trinta carnavais de Joãosinho Trinta”, que detalha os enredos que marcaram a carreira do carnavalesco.



Fantasia

Thilda Ribeiro

Professora de moda da Faculdade Paulista de Moda e estilista de noivas. Também é figurinista de teatro, cinema, propaganda e novelas. É formada em artes plásticas pela Belas Artes e fez curso de história da arte na Holanda.



Alegoria

Rui Mendes

Fotógrafo. Atuou nos bastidores do Carnaval de São Paulo para a exposição “Heróis do samba”. Também fez a mostra “Entrudo”, sobre o Carnaval do Rio de Janeiro. Fez diversas capas de discos de rock e, atualmente, faz editoriais para revistas.











AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS:



LITERA – Olívia Acerbi – email: olivia@litera.com.br ou tel. (11) 3673-7270 / (11) 8920-6829








Sobre REDE BOM DIA:

A REDE BOM DIA, criada há 4 anos, circula diariamente em Bauru, Catanduva, Jundiaí, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Sorocaba, Marília, na região do Grande ABCD, Oeste Grande São Paulo e Itatiba. O periódico - que desde abril de 2007 é auditado pelo IVC - Instituto de Verificação de Circulação – apresentou um crescimento da circulação paga no 1º semestre/09 de 24% em relação ao primeiro semestre/08. A empresa pertence ao GRUPO TRAFFIC, proprietário da maior agência de marketing esportivo do país e da TV TEM, emissora afiliada à Rede Globo no interior paulista. O grupo adquiriu ainda, em outubro de 2009, o jornal O DIÁRIO DE S. PAULO.

O modelo desenvolvido pelo BOM DIA pode ser implantado em qualquer cidade de médio e grande porte com ótimas chances de sucesso e baixo investimento. Entre os benefícios para o licenciado demonstrados pelo projeto estão o aumento da circulação, pela qualidade do produto e a possibilidade de se fazer um agressivo marketing de rede. Quanto às operações, o licenciado passa a ter a opção de comprar papel, serviços gráficos e licenciamento de softwares dentro dos mesmos contratos da REDE BOM DIA.



Informações para imprensa DIÁRIO DE S. PAULO:



Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br

Unidade Relacionamento com Imprensa

Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br;

Atendimento: Olívia Acerbi – olivia@litera.com.br

Telefone: 55 11 3673 7270 / 11 8920-6829



Fevereiro/2010