a a a
>> voltar
 
 

NOMEADA PRIMEIRA BRASILEIRA NA INTERNATIONAL ACADEMY OF CERAMICS

NOMEADA PRIMEIRA BRASILEIRA NA

INTERNATIONAL ACADEMY OF CERAMICS



Norma Grinberg passa a integrar a IAC – International Academy of Ceramics –

em cerimônia oficial na próxima Assembléia Geral da instituição, em 2010, na França



A IAC – International Academy of Ceramics – com sede em Genebra, na Suíça, aprovou seu primeiro membro brasileiro: Norma Grinberg, artista plástica e docente da Escola de Comunicações e Artes da USP. A artista teve sua candidatura aprovada pelo Conselho da IAC, que se reuniu em setembro. A próxima Assembléia Geral acontece em 2010, em Paris, onde os novos membros serão apresentados à comunidade ceramista internacional.



A instituição é considerada a principal representante dos interesses de ceramistas do mundo todo, e a seleção de seus novos associados ocorre somente a cada dois anos. As principais atividades desenvolvidas pela associação são as Assembléias Gerais – bienais, em significativos pontos de encontro internacionais –, a publicação regular de seus boletins e mostras dos trabalhos de seus membros. Freqüentemente seus integrantes são nomeados para opinar em temas relacionados à cerâmica, integram comitês relevantes e atuam como jurados ou curadores em mostras e competições no mundo todo.



Norma Grinberg, que realiza exposições no Brasil e no exterior, coleciona inúmeros prêmios e menções honrosas. Convidada em 2008 para participar do projeto artístico do FLICAM – FuLe International Ceramic Art Museums – na China, Norma desenvolveu a instalação Brazilian Pantanal pertencente, hoje, ao acervo permanente do museu. Nessa ocasião, deu-se em Xi-an a Assembléia Geral da IAC, com o tema “Harmonia e progresso”. A rica experiência vivenciada por Norma nesse projeto foi tema de várias palestras como as apresentadas, em 2008, no 2º Salão Nacional de Cerâmica, em Curitiba, e em 2009, na The Bezalel Academy of Arts and Design – Jerusalém, Israel, no 53º Congresso Brasileiro de Cerâmica, no Guarujá-SP, e no I Encontro Internacional de Arte Cerâmica de Minas Gerais.







Sobre a IAC – International Academy of Ceramics



A IAC se constitui principalmente por artistas dedicados à cerâmica, sendo apoiada por escritores e críticos, colecionadores particulares, curadorias de museus e galerias, instituições educacionais e centros de arte cerâmica. Os propósitos da associação são apresentar a cerâmica internacional contemporânea em seu mais alto nível, encorajar a cooperação cultural entre ceramistas de todo o mundo, e facilitar a comunicação entre ceramistas e curadorias de museus, galerias de arte e colecionadores particulares, assim como escolas de arte e outras instituições profissionais. www.aic-iac.org







Sobre Norma Grinberg:



A artista plástica e docente da Escola de Comunicações e Artes, ECA/USP, dedica-se à cerâmica desde a década de 70. Tem trabalhos expostos em vários países. Suas esculturas, premiadas no Brasil e no exterior, ressaltam contemporaneidade e tem como fonte de inspiração o Concretismo, a Bauhaus e o movimento Minimalista. É reconhecida por suas instalações. Entre os materiais usados em seu trabalho há a argila, a argamassa armada, metais, acrílico e outros materiais sintéticos. Porém, é com a cerâmica que a artista cria a maior parte de seus trabalhos. Sua busca é resgatar as potencialidades estéticas e artísticas, transgredindo os limites do material. Norma combina arte e técnica para criar instalações, construir ora esculturas monumentais, ora pequenas formas de vida em ambientes internos ou externos. Vemos isso, respectivamente, na instalação Humanóides, no monumento Lugar com Arco, erguido nos jardins da ECA-USP, e nos Cururus expostos no MAC. Conheça mais sobre a artista e suas obras no site www.normagrinberg.com.br







Informações para imprensa:



Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br

Unidade Relacionamento com Imprensa

Maria Luiza Paiva / luiza@litera.com.br

Atendimento: Olívia Acerbi / olivia@litera.com.br

Tel.: (11) 3673-7270

Outubro/2009