a a a
>> voltar
 
 

MUTAÇÕES – A CONDIÇÃO HUMANA’ – UMA COEDIÇÃO DAS EDIÇÕES SESC SP E AGIR, DESTACA AS AVENTURAS DO HOMEM EM TEMPOS DE MUTAÇÕES

‘MUTAÇÕES – A CONDIÇÃO HUMANA’ – UMA COEDIÇÃO DAS EDIÇÕES SESC SP E AGIR, DESTACA AS AVENTURAS DO HOMEM EM TEMPOS DE MUTAÇÕES




Com lançamento marcado para o dia 19 de agosto, na Unidade provisória do SESC Av. Paulista, em São Paulo, o livro Mutações – a Condição Humana, organizado por Adauto Novaes, registra seminário de mesmo nome realizado em 2008 no SESC Avenida Paulista; no mesmo dia - 19 de agosto - também ocorre a inauguração de um novo ciclo que reunirá renomados pensadores brasileiros e estrangeiros: Mutações : a experiência do pensamento

“Mutações são passagens de um estado de coisas a outro – passagens muitas vezes indefinidas do ponto de vista conceitual, que nos deixam à deriva, quando as trilhas são pouco visíveis ou pouco confiáveis...”. A definição é de Adauto Novaes, organizador do ciclo de conferências sobre mutações, que reuniu, em 2008, professores, filósofos e cientistas para analisar o tema. Uma questão atual e relevante, já que não existe, atualmente, área de atividade que não esteja passando por uma mudança de estado. Um assunto que merece ser estendido ao público, em geral.

A coedição entre a editora Agir e EDIÇÕES SESC SP reuniu, em livros, os ensaios apresentados no ciclo e lança A condição humana – As aventuras do homem em tempos de mutações. É o segundo livro da série sobre as mutações. O primeiro foi Novas configurações do mundo, publicado no ano passado. Para Adauto Novaes, é evidente a relação entre os dois volumes: “Se vivemos num momento muito particular da história, com o advento da revolução tecnocientífica, se estamos na confluência de dois mundos – um que ainda não começou inteiramente e outro que não se completou ainda – tentemos entender o espetáculo do novo mundo e a nova condição do homem”.

Pensar esse período de transição foi o desafio do ciclo sobre mutações, que faz parte do projeto “Cultura e pensamento em tempos de incerteza”, série de conferências que vem sendo realizada anualmente, em parceria do Ministério da Cultura e do Centro de Estudos Artepensamento, dirigido por Adauto Novaes. Como o anterior, o ciclo A condição humana foi apresentado no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife e Rio Grande do Sul. Participaram do ciclo nomes como o filósofo francês Francis Wolff, o psicanalista esloveno Slavoi Zizek, o cientista político Sergio Paulo Rouanet, o poeta Antonio Cícero e a psicanalista Maria Rita Kehl.

O projeto de ciclos de conferência foi iniciado no final da década de 80. Na época, Adauto Novaes – então diretor do Centro de Estudos da Funarte – “diante da falência dos grandes modelos explicativos da realidade” decidiu unir um grupo de intelectuais para tentar repensar o mundo atual. O primeiro ciclo teve como tema “Paixão, olhar e desejo”. A iniciativa teve grande repercussão, o projeto cresceu e, até hoje já foram realizados 25 ciclos. Cada um deles resultou em um livro, com a coletânea das conferências.

NOVO CICLO

“Mutações : a experiência do pensamento”
em debate no Sesc Avenida Paulista

Importantes especialistas brasileiros e estrangeiros, das mais diversas áreas do conhecimento, discutirão sobre a ideia de Mutações : a experiência do pensamento, tema do novo ciclo de conferências concebido e organizado por Adauto Novaes, em parceria com o SESC SP. Em São Paulo, as palestras vão de 19 de agosto a 9 de outubro, às quartas, quintas e sextas, sempre às 19h30, no Auditório do SESC Avenida Paulista. As inscrições poderão ser feitas nas unidades do SESC ou pelo portal www.sescsp.org.br . Em 2007, o ciclo de conferências Mutações: as novas configurações do mundo abandonou os desenhos históricos clássicos, tais como crise ou progresso, para entender o movimento da atualidade: esquivo às categorias que, há poucas décadas, ajudavam a explicar outros tempos.

O ciclo completo terá 21 conferências e será realizado em quatro capitais - Rio, Belo Horizonte, São Paulo (SESC Avenida Paulista) e Brasília, e reúne nomes como: José Miguel Wisnik, Franklin Leopoldo e Silva, Oswaldo Giacoia, Luiz Alberto Oliveira, Francis Wolff, Olgária Mattos, Claude Imbert, Pascal Dibie, Eugene Enriquez, Frédèric Gros, Paul Clavier, Jean-Pierre Dupuy, Vladimir Safatle, Eugênio Bucci, Renato Lessa, Newton Bignotto, Antonio Cícero, Sergio Paulo Rouanet, João Carlos Salles, Francisco de Oliveira e Jorge Coli.

Por ocasião da conferência de abertura, Pensar em pessoa, que será proferida pelo professor, músico e poeta José Miguel Wisnik, serão lançados dois livros, integrando a mesma temática: A condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutações (editora Agir e Edições SESC SP) e Vida Vício Virtude (Edições SESC SP e Editora Senac São Paulo). Além disso, haverá um concerto apresentado pelo grupo de música medieval Atempo – Estilo novo, nova arte: polifonia de Florença e Verona no século 14.


FICHA TÉCNICA DO LIVRO

Mutações: A Condição Humana
Organização Adauto Novaes
Coedição: Edições SESC SP e Agir
Preço de venda: R$ 59,00 (30% de desconto no dia do lançamento)

Sobre o organizador do livro

Adauto Novaes: é jornalista e professor. Estudou filosofia no Colégio de Altos Estudos e jornalismo no Instituto Francês de Imprensa (Sorbonne), ambos em Paris. Foi diretor, por 20 anos, do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte (Ministério da Cultura). Em 2000, fundou a Artepensamento, empresa de produção cultural. Entre os livros publicados que organizou e também participou como ensaísta, destacam-se: Tempo e história (Prêmio Jabuti); A crise do Estado-nação; O homem máquina; Muito além do espetáculo e O silêncio dos intelectuais. Foi indicado duas vezes para o Prêmio Estadão de Cultura, nomeado Chevalier des Arts et Lettres pelo Ministério da Cultura da França (2004) e ganhador do prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo.


SERVIÇO

LANÇAMENTO
DIA: 19 DE AGOSTO
HORÁRIO: 21h (após abertura do ciclo de palestras Mutações a experiência do pensamento)
LOCAL: UNIDADE PROVISÓRIA SESC AVENIDA PAULISTA – Avenida Paulista, 119 – Estação Brigadeiro do Metrô – Fone: (11) 3179-3700. www.sescsp.org.br. Estacionamento conveniado – Rua Leôncio de Carvalho, 98. – R$ 7,00 pelo período de 4 horas.


Sobre Edições SESC SP

As publicações das Edições SESC SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. Destacam-se aí as parcerias com outras instituições, tais como o governo, editoras e ONGs, ampliando os laços entre suas ações e a comunidade. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o SESC SP programou o lançamento de cerca de 30 novos títulos para o ano de 2009, complementando o catálogo construído nos últimos anos e firmando-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país. www.sescsp.org.br/loja

Informações para imprensa: Edições SESC SP
Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Unidade Relacionamento com Imprensa
Maria Luiza Paiva: luiza@litera.com.br
Telefone: 55 11 3673 7270
agosto/2009

Informações para Imprensa - UNIDADE PROVISÓRIA SESC AVENIDA PAULISTA
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira
Fones: 11.3032-1599 / 9980-6241
marcy@pooldecomunicacao.com.br; douglas@pooldecomunicacao.com.br

Assessoria de Imprensa
Informações para Imprensa: Editora Agir
Marlene Martelotte
Assessoria de Imprensa
Ediouro Publicações
marlenemartelotte@ediouro.com.br
Tels.: (21) 3882-8439 / 8462 / 8291

Assessoria de imprensa - Seminários:
Teresa Mattos
terematt@uol.com.br
telefones: (11) 3085 0840/ (11) 9222 7556