a a a
 

Sociedade Brasileira de Diabetes

Cenário
O diabetes é uma epidemia mundial e um grave problema de saúde pública no Brasil. Levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD estima que existem, aproximadamente, 8 milhões  de pessoas portadoras de diabetes no País, sendo que boa parte delas ignora sua condição e portanto não recebe qualquer tipo de cuidado ou tratamento. Calcula-se que no mundo existam 150 milhões de pessoas com diabetes (dados Organização Mundial de Saúde – OMS). Para se ter uma idéia da evolução da doença, em 1985, a OMS calculava o número de diabéticos no mundo em cerca de 30 milhões. Em 1990, as estimativas eram de 80 milhões. Quatro anos depois, já se falava em 110 milhões. Para o ano de 2025, a OMS projeta a espantosa cifra de 300 milhões.

Objetivo
Conscientizar a população brasileira a respeito do diabetes e das formas de prevenir e tratar da doença. Contribuir para a melhor qualidade de vida dos diabéticos e seus familiares por meio da imprensa. Fortalecimento da entidade como fonte oficial e científica e autoridade máxima do setor; divulgação de informações relativas à doença, tratamentos, construção de parcerias estratégicas com especialistas de aproximação da SBD com a Imprensa.

Estratégia
Expandir, junto ao público Imprensa – e opinião pública - o conhecimento de uma abordagem correta sobre o diabetes. Sensibilizar a mídia sobre as questões relacionadas a diabetes estimulando discussões sobre o tema na mídia; Difundir o fato de que diabetes é uma epidemia mundial e um grave problema de saúde pública no Brasil, ressaltando a necessidade do seu combate; Disseminar informação sobre prevenção, tratamento adequado e responsabilidade da sociedade civil e governamental quanto à questão, bem como posicionamento da SBD.

Plano de Ação
Construção de uma “rede de jornalistas SBD”, ou seja – uma lista vip de cerca de 100 jornalistas-chave que receberão periodicamente materiais especiais com caráter jornalístico sobre a SBD. A ação tem o objetivo  de fazer com que os jornalistas se sintam “fazendo parte de uma comunidade seleta”. A criação de vínculo e rede de relacionamento ampliará a percepção do jornalista quanto à imagem SBD como detentora de informação relevante e autoridade máxima em sua especialidade.

O Resultado
Em cinco meses, a entidade esteve presente em 116 das 203 matérias publicadas sobre a Diabetes no período de 5 meses ou seja 58% das matérias publicadas sobre diabetes referenciam SBD como autoridade máxima no assunto.

 
> AndinaTech
> Ass. Paulista de Avicultura
> Contato Brasil
> El Ojo de Iberoamerica
> Grupo Estado
> London Int. Awards
> Mauricio de Sousa Produções
> Panini Brasil
> Soc. Brasileira de Diabetes
> Sociedade Brasileira de Patologia Clinica
> Stimma Lighthouse